Arquipélago Gulag: narrador híbrido e estrutura polifônica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2024.229544

Palavras-chave:

Literatura de gulag, Arquipélago gulag, Polifonia, Soljenítsyn, Testemunho

Resumo

O Arquipélago Gulag, de Aleksandr Soljenítsyn, publicado originalmente em 1973, denuncia o sistema repressivo soviético por meio de uma narrativa polifônica, construída a partir de mais de duzentas cartas de ex-zeks e da própria experiência do autor nos Gulags. A obra dá voz àqueles que viveram nos campos, estabelecendo um diálogo constante com a versão oficial da história soviética à época e construindo a verdade histórica a partir do relato das testemunhas. Este artigo analisa como Soljenítsyn emprega a polifonia, conforme o conceito de Mikhail Bakhtin, na construção de um romance épico resultante de um experimento de investigação artística, que se apoia em um narrador híbrido, ora monofônico ora polifônico. Adicionalmente, explora o papel da narração polifônica na representação de eventos traumáticos, à luz das reflexões de Walter Benjamin sobre o declínio da narrativa.

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Biografia do Autor

  • Lorena Lopes Silva, Universidade Federal do Ceará

    Mestranda pelo programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada da Universidade Federal do Ceará (UFC). 

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Publicado

2024-11-29

Como Citar

Silva, L. L. (2024). Arquipélago Gulag: narrador híbrido e estrutura polifônica. RUS (São Paulo), 15(27), 105-128. https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2024.229544