Quando a melancolia e a redenção atingem a forma de pergunta: reflexões sobre a atividade do pensamento em "Crime e Castigo"
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2025.235953Palavras-chave:
Crime e castigo, Arendt, Bakhtin, Dialogismo, PolifoniaResumo
Com base nas considerações de Hannah Arendt (2004) a respeito do pensamento enquanto atividade humana, este trabalho visa analisar a representação dessa atividade no caso de Rodion Románovitch Raskólnikov, protagonista do romance Crime e castigo (1866), de Fiódor Dostoiévski. Para tanto, são mobilizados os conceitos de dialogismo e polifonia, desenvolvidos por Mikhail Bakhtin (2018).
Downloads
Referências
ARENDT, Hannah. Algumas questões de filosofia moral. In: ARENDT, Hannah. Responsabilidade e julgamento. Trad. Rosaura Eichenberg. São Paulo: Companhia das Letras, 2004, p. 112 – 212.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016, p. 11-69.
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. 5ª ed. Trad. Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2018.
DOSTOIÉVSKI, Fiódor. Crime e castigo. 6ª ed. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Hanna Estevam

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam na RUS concordam com os seguintes termos:
a. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

