Três ensaios sobre o cinema, de Iúri Tyniánov

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2025.239865

Palavras-chave:

Iúri Tyniánov, Cinema, Fábula, Trama, Roteiro

Resumo

Escritos por Iúri Tyniánov na década de 1920, os ensaios a seguir (“Cinema – Palavra – Música”, “A respeito da trama e da fábula no cinema” e “Sobre o roteiro”) compõem um conjunto para a compreensão das origens da teoria cinematográfica soviética. Reconhecido membro da Sociedade do Estudo da Linguagem Poética (OPOIAZ), Tyniánov transfere para o cinema os princípios da crítica formalista, propondo uma visão do cinema como arte autônoma, marcada pela abstração, fragmentação e recomposição de elementos expressivos. Em “Cinema – Palavra – Música”, analisa a especificidade do discurso cinematográfico e defende a música como estruturadora do ritmo narrativo. Em “A respeito da trama e da fábula no cinema”, aplica ao campo fílmico a distinção formalista entre fábula e trama, valorizando os procedimentos estilísticos em detrimento do conteúdo narrativo previsível. Já em “Sobre o roteiro”, critica a confusão conceitual que envolve o papel do roteirista, defendendo o roteiro como forma artística própria, baseada na linguagem visual do cinema. As traduções propõem tornar acessível ao público lusófono essas reflexões, destacando seu pioneirismo e atualidade para os estudos de cinema, especialmente no que diz respeito à construção narrativa, à autonomia estética e à relação entre literatura, imagem e som no discurso fílmico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Raquel Siphone, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Possui graduação em Letras (2021) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), com período sanduíche (2020) na Faculdade de Filologia da Universidade Estatal de Moscou (FILFAK-MGU). É mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (2023). Atualmente, é doutoranda pelo mesmo programa de pós-graduação (TLLC-FLLCH-USP).

Referências

BARROS, Erivoneide. Ostranênie e a pedagogia de Eisenstein. RUS (São Paulo), São Paulo, Brasil, v. 11, n. 16, p. 146–169, 2020. Disponível em: https://revistas.usp.br/rus/article/view/171547. Acesso em: 8 nov. 2025.

TCHUDAKOVA, Marietta. Comentário. In. TYNIÁNOV, Iuri. Poética. História literária. Cinema. Moscou: Nauka, 1977, p. 548-549. Disponível em: https://philologos.narod.ru/tynyanov/pilk/kino1.htm. Acesso em 07 ago. 2025.

TYNIÁNOV, Iuri. A respeito da trama e da fábula no cinema. In. TYNIÁNOV, Iuri. Poética. História literária. Cinema. Moscou: Nauka, 1977a, p. 324-325. Disponível em: https://philologos.narod.ru/tynyanov/pilk/kino3.htm. Acesso em 07 ago. 2025

TYNIÁNOV, Iuri. Cinema – Palavra – Música. In. TYNIÁNOV, Iuri. Poética. História literária. Cinema. Moscou: Nauka, 1977b, p.320-322. Disponível em: https://philologos.narod.ru/tynyanov/pilk/kino1.htm. Acesso em 07 ago. 2025.

TYNIÁNOV, Iuri. Sobre o roteiro. In. TYNIÁNOV, Iuri. Poética. História literária. Cinema. Moscou: Nauka, 1977c, p. 323. Disponível em: https://philologos.narod.ru/tynyanov/pilk/kino2.htm. Acesso em 07 ago. 2025

Downloads

Publicado

2025-11-30

Como Citar

Tyniánov, I. (2025). Três ensaios sobre o cinema, de Iúri Tyniánov (R. Siphone , Trad.). RUS (São Paulo), 16(29), 252-266. https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2025.239865