A “Madona Sistina”: Dostoiévski e o exercício do olhar
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2025.241465Palavras-chave:
Fiódor Dostoiévski, Madonna Sistina, Olhar, Estética , ÉcfraseResumo
A “Madona Sistina” de Rafael, datada de cerca de 1513-1514 e abrigada na Gemäldegalerie em Dresden, é uma das pinturas que mais impressionaram Dostoiévski, a ponto de ele ter escrito sobre ela em vários de seus romances, desde Crime e Castigo (Преступление и наказание, 1866), até Os Demônios (Бесы, 1873) e O Adolescente (Подросток, 1875). Dostoiévski certamente também conhecia outras pinturas de Rafael. Mas então por que essa insistência na tela de Rafael? Nossa hipótese é que Dostoiévski percebeu, de uma forma totalmente moderna e fora dos esquemas historicistas da arte, a complexidade conceitual e simbólica escondida por trás da aparente simplicidade da imagem e a união harmoniosa entre o ideal de beleza greco-romana e o sentimento religioso cristão. Além disso, com a “Madona Sistina”, Dostoiévski inaugura (ou talvez seja melhor dizer, traz à tona) um mito ecfrástico na literatura. Com seu exercício do olhar, não é apenas a pintura de Rafael que surpreende por sua capacidade de atrair o olhar de diferentes gerações, mas é o próprio Dostoiévski que cria novos palimpsestos interpretativos da obra, que fluirão muitos anos depois para as reflexões dramáticas e amargas de Vassili Grossman, que, como sabemos, retoma a “Madona Sistina” para propor uma reinterpretação histórica que continua a questionar o olhar do observador até hoje.
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