Vária caminha sob escombros: os ditames do“cinema para milhões” na mise-en-scène de Boris Barnet
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2025.241523Palavras-chave:
Análise fílmica, Cinema para milhões, StalinismoResumo
O presente artigo analisa três sequências do filme Odnajdy notchiu, de modo a investigar o grau de adesão do diretor Boris Barnet aos ditames do “cinema para milhões” – conjunto de regras de forma e conteúdo que passou a guiar a produção cinematográfica soviética a partir da segunda metade da década de 1930 para alinhar os filmes às demandas impostas pelo Realismo Socialista.
Downloads
Referências
ALEKSANDROVNA, S. Obraznaia sistema filmov B. V. Barneta. São Petersburgo: 2019.
CAMARGO, R. Gestual, teatro e melodrama. Porto Alegre: Editora Fi, 2020.
CAMARGO, R. Melodrama, o espetáculo e suas categorias. In: Anais da IV Reunião Científica de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2007.
EISENSCHITZ, B. Boris Vassilievitch Barnet. Paris: Les Editions de L’oiel, 2024.
LEVACO, Kuleshov on film: Writings of Lev Kuleshov. Los Angeles: University of California Press, Ltd., 1974.
MILLER, J. Soviet Cinema: Politics and Persuasion under Stalin. New York: I.B. Tauris, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Nuno Lindoso

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam na RUS concordam com os seguintes termos:
a. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

