Do texto à pintura em vidro: a recriação de O sonho de um homem ridículo por Aleksandr Petrov
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2025.241611Palavras-chave:
Adaptação, Recriação, Dostoiévski, Aleksandr PetrovResumo
O presente estudo tem como objetivo analisar como a animação O sonho de um homem ridículo (1992), de Aleksandr Petrov, promove uma recriação da poética dostoievskiana ao adaptar o conto homônimo de Fiódor Dostoiévski. Com base na teoria da adaptação de Linda Hutcheon (2011), nos estudos das adaptações do romancista realizados por Jasmine Jacq (2017; 2019) e em entrevistas concedidas pelo cineasta, busca-se evidenciar como a técnica de pintura em vidro intensifica a experiência sensorial das emoções vivenciadas pelo personagem “homem ridículo”. Desse modo, ao recriar simbolicamente a narrativa original e incorporar elementos metafóricos, sonoros e visuais, a animação fílmica de Petrov oferece uma experiência renovada, que dialoga com a obra de Dostoiévski ao reinterpretar sua essência por meio de uma expressividade pictórica simultaneamente realista e subjetiva, capaz de traduzir a densidade espiritual e o drama interior das personagens dostoievskianas.
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