Possessões da escrita: a releitura da ficção dostoievskiana por J. M. Coetzee em O mestre de Petersburgo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2025.241628Palavras-chave:
Dialogismo, Polifonia, Escrita, Possessão, J. M. CoetzeeResumo
Nesse escrito se propõe uma análise comparativa das ressonâncias críticas e ficcionais entre a obra do escritor russo Fiódor Dostoiévski e o romance O mestre de Petersburgo, do escritor sul-africano John Maxwell Coetzee. Através de uma proposta de trabalho comparativa, buscou-se localizar identificações narrativas entre o romance citado e a amplitude da obra dostoievskiana no que tange à posição assumida pelos personagens ao longo da trama em questão. Desse modo, a investigação sublinhou que a partir dos personagens construídos por J. M. Coetzee no seu romance, há uma articulação e apropriação do dialogismo dostoievskiano pelos enunciados dos seus personagens que conduzem a trama a simular uma “possessão” ocorrida não pelo sentido denotativo desta palavra, mas sim pela sua utilização como metáfora no processo de escrita ficcional.
Downloads
Referências
AUERBACH, Erich. Mimesis: a representação da realidade na literatura ocidental. Vários tradutores. São Paulo: Perspectiva, 2007.
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução de Paulo Bezerra. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.
BEZERRA, Paulo. “Prefácio à segunda edição brasileira”. Em: BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução de Paulo Bezerra. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.
CHARBEL, Felipe. “A ficção histórica e as transformações do romance contemporâneo”. Em: CHARBEL, Felipe; GUSMÃO, Henrique; MELLO, Luiza. As formas do romance: estudos sobre a historicidade da literatura. 1. ed. Rio de Janeiro: Ponteio, 2016.
COETZEE, J. M. O mestre de Petersburgo. Tradução de Luiz Roberto Mendes Gonçalves. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
GUIDÉE, Raphaëlle. À espera dos fantasmas: Foe et O mestre de Petersburgo. Revista Alere, v. 3, n. 1, p. 09-09, 2010, p. 3.
SILVA, Rosiane Viana. O mestre de Petersburgo: o crime, a roupa e a escrita. Anais do SILEL - Simpósio de Letras e Linguística. v. 2, n. 2. Uberlândia: EDUFU, 2011.
SOUZA, Eneida Maria de. O espectro de Dostoiévski. IPOTESI – Revista de Estudos Literários, Juiz de Fora, v.22, n.1, p. 51-57, jan./jun. 2018, p. 52.
WELLECK, René. “A crise da literatura comparada”. Em: COUTINHO, Eduardo; CARVALHAL, Tania. (orgs.) Literatura comparada: textos fundadores. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Antonio Maurício Martins Neto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam na RUS concordam com os seguintes termos:
a. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

