Da Revolução ao Cosmos: expressões de ficção científica nas primeiras décadas do cinema soviético
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2025.241631Palavras-chave:
Cinema soviético, Ficção científica, literatura russaResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar um entendimento do fomento cultural do gênero de ficção científica/fantasia na sociedade imperial russa e soviética, para em seguida realizar um estudo a partir do método de análise de Marc Ferro, das duas obras cinematográficas selecionadas. O gênero literário de ficção científica/fantasia no Império Russo e na União Soviética, foi popular sob diferentes formas e temáticas. No cinema soviético, o gênero começou a ser popularizado através de duas produções, a contribuição do diretor Iakov Protazanov, com o filme Aelita, a Rainha de Marte (1924), e o diretor Vassili Zhuravlev, com Viagem Cósmica (1936).
Downloads
Referências
CHRISTIE, Ian. Down to earth: Aelita relocated. 2005. In: TAYLOR, Richard; CHRISTIE, Ian (Orgs.). Inside the Film Factory: New approaches to Russian and Soviet Cinema. London and New York: Routledge, 2005, p. 81-102.
ESLER, Dominic. Soviet Science Fiction of the 1920s: Explaining a Literary Genre in its Political and Social Context. 2010. In: BANERJEE, Anindita (Org). Russian science fiction literature and cinema: a critical reader. Boston: Academic Studies Press, 2018, p. 117-146.
FANON, Frantz. Pele Negra, Máscaras Brancas. São Paulo: Ubu Editora, 2020.
FERRO, Marc. Filme Uma contra-análise da sociedade. Le GOFF, Jacques; NORA, Pierre (org.). História: novos objetos. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1988.
HORTON, Andrew. Science Fiction of the Domestic: Iakov Protazanov’s Aelita. 2000. In: Banerjee, Anindita (Org). Russian science fiction literature and cinema: a critical reader. Boston: Academic Studies Press, 2018, p. 166-177.
KENEZ, Peter. Cinema and Soviet Society: from the Revolution to the Death of Stalin. Londres: I. B. Tauris, 2001.
KOSIK, Karel. Dialética do Concreto. 7ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
MAJSOVA, Natalija. Soviet Science Fiction Cinema and the Space Age: Memorable Futures. Lanham-Boulder-New York-London: Lexington Books, 2021.
SIDDIQI, Asif. Imagining the Cosmos: Utopians, Mystics, and the Popular Culture of Spaceflight in Revolutionary Russia. 2008. In: BANERJEE, Anindita (Org). Russian science fiction literature and cinema: a critical reader. Boston: Academic Studies Press, 2018, p. 79-116.
SMITH, Michael. Stalinism and the Genesis of Cosmonautics. 2014. In: BANERJEE, Anindita. (Org). Russian science fiction literature and cinema: a critical reader. Boston: Academic Studies Press, 2018, p. 201-213.
SPUTNITSKAIA, Nina. The politics of outer space: colonisers and missionaries in Russian fantasy film of the 1930s. Studies in Russian and Soviet Cinema, v.11, n. 2, p. 134-145, 2017. DOI: 10.1080/17503132.2017.1300426.
WILSON, F. Booth. The Cinema of Yakov Protazanov. New Jersey: Rutgers University Press, 2024.
YOUNGBLOOD, Denise. Movies for the masses: popular cinema and Soviet society in the 1920s. Cambridge: Cambridge University Press, 1992.
YOUNGBLOOD, Denise. The return of the native: Yakov Protazanov and Soviet cinema. 2005. In: TAYLOR, Richard; CHRISTIE, Ian (Orgs.). Inside the Film Factory: New approaches to Russian and Soviet Cinema. London and New York: Routledge, 2005, p. 103-122.
YOUNGBLOOD, Denise. Russian war films: on the Cinema Front, 1914-2005. Kansas: University Press of Kansas, 2007.
AELITA, Queen of Mars. Direção: Iakov Protazanov. Produção: Mezhrabpom-Rus. União Soviética, 1924. (111 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Pe4X_VbHi3Q&t=5961s.
COSMIC Journey. Direção: Vassili Zhuravlev. Produção: Mosfilm. União Soviética, 1936. (70 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hDhJKzuOb2w&t=3s.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vinícius Braga Mendonça, Walter Günther Rodrigues Lippold

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam na RUS concordam com os seguintes termos:
a. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

