Um anjo latino
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2025.241681Palavras-chave:
Eisenstein, São Miguel Arcanjo, Muralistas mexicanos, Ivan, o TerrívelResumo
Em Ivan, o Terrível (partes 1 e 2) de Serguei Eisenstein (1943 e 1945), a figura de São Miguel Arcanjo, com seu rosto em sol flamejante, presente na sala de recepção do tsar, desenhada por Eisenstein, guarda uma curiosa afinidade com a tradição iconográfica relacionada ao mesmo anjo que vem sendo produzida há séculos na América Latina. Do mesmo modo, a disposição do desenho no teto e nas paredes da sala tem correspondências com várias soluções gráficas experimentadas pelos muralistas mexicanos, que Eisenstein admirou a ponto de tomá-los como pais artísticos. Essas afinidades indicam a complexidade do nacionalismo (internacional) que sustenta a concepção do filme. O anjo (latino) que, ao mesmo tempo, ameaçava e trazia força a Ivan, impede uma leitura reducionista do filme como mera propaganda stalinista.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1985.
BINGHAM, Ann. South and Meso-American mythology A to Z. New York: Infobase, 2004.
CAILLOIS, Roger. Arte e propaganda. Sur, n. 72. Buenos Aires, setembro de 1940, p. 72-4.
CASAMAYOR, Manuel Monreal. De sermone heraldico IV. Emblemata, n. 10, 2004, p. 210-9.
EISENSTEIN, Sergei. La non-inidifférente nature, Traduit par Luda et Jean Schnitzer. Paris: Union Génerale d’éditions, 1976.
EISENSTEIN, Serguei Mikhailovitch. Izbrannyie proizvedieniia. Tom 6. Moskva: Iskustvo, 1971.
EISENSTEIN, Serguei Mikhailovitch. Memuary. Moskva: Trud i muziei Kino, 1997.
FERNANDES, Filippi. A ilha e o maçarico: Limite, nos caminhos de um vir a ser. Revista Estudos Hum(e)anos, n. 6, 2013/1.
MELLO, Saulo Pereira de. “Peixoto escreveu artigo que atribuiu a Eisenstein”. Folha de São Paulo, 17 de maio de 1993, p. 3.
MELLO, Saulo Pereira de. Limite. Rio de Janeiro: Rocco, 1996.
MONTAGU, Ivor. With Eisenstein in Hollywood. Berlin: Seven Seas, 1968.
NANCY, Jean-Luc e LACOUE-LABARTHE, Philippe. O mito nazista. Tradução de Márcio Seligmann-Silva. São Paulo: Iluminuras, 2002, p. 57.
NOTARI, Fabíola Bastos. Eisenstein no Brasil (tese de doutorado). São Paulo: USP, 2018.
OCAMPO, Victoria. Saludo a los dos Sergios. Sur n. 222. Buenos Aires, maio-junho de 1953.
OUBIÑA, El noble experimento (sobre la película imposible de Victoria Ocampo y Sergei Eisenstein). Estudios curatoriales: teoría, crítica, história. Año 3, n. 4. 2015.
OUBIÑA, Una película de Robert Flaherty, en la pampa, filmada por Sergei Eisenstein, para Victoria Ocampo, a espaldas de Waldo Frank. Catedral tomada, v. 9, n. 16 (2021), p. 335.
PAVLOV, Andrei; and PERRIE, Maureen. Ivan the Terrble. London: Pearson/Longman, 2003.
ROZA, Greg. Ican mythology and other myths of the Andes. New York: Rosen, 2007.
SALÁZKINA, Masha. Eisenstein in Latin America. In: Joan Neuberger and Antonio Somaini (eds.). The flying carpet: studies on Eisenstein an Russian Cinema in honor of Naum Kleiman. Paris: Mimésis, 2017.
THOMPSON, Kristyn. Eisenstein’s Ivan the Terrible: a neoformalist analysis. Princeton: Princeton University Press, 1981.
TSIVIAN, Yuri. Ivan the Terrible. London: Bfi, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Luiz Felipe Guimarães Soares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam na RUS concordam com os seguintes termos:
a. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

