Um anjo latino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2025.241681

Palavras-chave:

Eisenstein, São Miguel Arcanjo, Muralistas mexicanos, Ivan, o Terrível

Resumo

Em Ivan, o Terrível (partes 1 e 2) de Serguei Eisenstein (1943 e 1945), a figura de São Miguel Arcanjo, com seu rosto em sol flamejante, presente na sala de recepção do tsar, desenhada por Eisenstein, guarda uma curiosa afinidade com a tradição iconográfica relacionada ao mesmo anjo que vem sendo produzida há séculos na América Latina. Do mesmo modo, a disposição do desenho no teto e nas paredes da sala tem correspondências com várias soluções gráficas experimentadas pelos muralistas mexicanos, que Eisenstein admirou a ponto de tomá-los como pais artísticos. Essas afinidades indicam a complexidade do nacionalismo (internacional) que sustenta a concepção do filme. O anjo (latino) que, ao mesmo tempo, ameaçava e trazia força a Ivan, impede uma leitura reducionista do filme como mera propaganda stalinista.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luiz Felipe Guimarães Soares, Universidade Federal de Santa Catarina

    Professor titular do Departamento de Artes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis. Professor no Programa de Pós-Graduação em Literatura da UFSC, no qual fez seu mestrado (1996) sobre o romance Estorvo, de Chico Buarque. Primeiro doutorado (1997 a 2001), em Literatura, no Programa de Pós-Graduação em Inglês da UFSC. Pós-doutorado no King’s College de Londres (2015) sobre conceitos de montagem em Sergei Eisenstein. Segundo doutorado (2025) em Música, pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), sobre a música de Sergei Prokófiev para os filmes Ivan, o terrível (1 e 2), de Eisenstein. 

Referências

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1985.

BINGHAM, Ann. South and Meso-American mythology A to Z. New York: Infobase, 2004.

CAILLOIS, Roger. Arte e propaganda. Sur, n. 72. Buenos Aires, setembro de 1940, p. 72-4.

CASAMAYOR, Manuel Monreal. De sermone heraldico IV. Emblemata, n. 10, 2004, p. 210-9.

EISENSTEIN, Sergei. La non-inidifférente nature, Traduit par Luda et Jean Schnitzer. Paris: Union Génerale d’éditions, 1976.

EISENSTEIN, Serguei Mikhailovitch. Izbrannyie proizvedieniia. Tom 6. Moskva: Iskustvo, 1971.

EISENSTEIN, Serguei Mikhailovitch. Memuary. Moskva: Trud i muziei Kino, 1997.

FERNANDES, Filippi. A ilha e o maçarico: Limite, nos caminhos de um vir a ser. Revista Estudos Hum(e)anos, n. 6, 2013/1.

MELLO, Saulo Pereira de. “Peixoto escreveu artigo que atribuiu a Eisenstein”. Folha de São Paulo, 17 de maio de 1993, p. 3.

MELLO, Saulo Pereira de. Limite. Rio de Janeiro: Rocco, 1996.

MONTAGU, Ivor. With Eisenstein in Hollywood. Berlin: Seven Seas, 1968.

NANCY, Jean-Luc e LACOUE-LABARTHE, Philippe. O mito nazista. Tradução de Márcio Seligmann-Silva. São Paulo: Iluminuras, 2002, p. 57.

NOTARI, Fabíola Bastos. Eisenstein no Brasil (tese de doutorado). São Paulo: USP, 2018.

OCAMPO, Victoria. Saludo a los dos Sergios. Sur n. 222. Buenos Aires, maio-junho de 1953.

OUBIÑA, El noble experimento (sobre la película imposible de Victoria Ocampo y Sergei Eisenstein). Estudios curatoriales: teoría, crítica, história. Año 3, n. 4. 2015.

OUBIÑA, Una película de Robert Flaherty, en la pampa, filmada por Sergei Eisenstein, para Victoria Ocampo, a espaldas de Waldo Frank. Catedral tomada, v. 9, n. 16 (2021), p. 335.

PAVLOV, Andrei; and PERRIE, Maureen. Ivan the Terrble. London: Pearson/Longman, 2003.

ROZA, Greg. Ican mythology and other myths of the Andes. New York: Rosen, 2007.

SALÁZKINA, Masha. Eisenstein in Latin America. In: Joan Neuberger and Antonio Somaini (eds.). The flying carpet: studies on Eisenstein an Russian Cinema in honor of Naum Kleiman. Paris: Mimésis, 2017.

THOMPSON, Kristyn. Eisenstein’s Ivan the Terrible: a neoformalist analysis. Princeton: Princeton University Press, 1981.

TSIVIAN, Yuri. Ivan the Terrible. London: Bfi, 2002.

Downloads

Publicado

2025-11-30

Como Citar