O filme frente a seu abismo: Eisenstein e o ensino de cinema

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2025.242251

Palavras-chave:

Ensino de cinema, Pedagogia, VGIK, Cinema Soviético, Serguei Eisenstein

Resumo

O artigo analisa a tensão entre criação artística e ensino institucionalizado a partir das práticas educacionais de Serguei Eisenstein na VGIK. Explora-se a hipótese de que o intenso trabalho de ensino de cinema coincide é marcado por um aprofundamento da reflexão sobre o processo, cada vez mais complexo na obra de Eisenstein. O estudo busca compreender o lugar do ensino na história do cinema e a viabilidade de um modelo pedagógico que integre um projeto estético e político, sem deixar de lado os desafios didáticos do desenvolvimento criativo.

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Biografia do Autor

  • José Manuel Mouriño, Sem registro de afiliação

    Pesquisador independente, cineasta, ensaísta, docente, curador de exposições e de ciclos de cinema. Representante na Península Ibérica e na Hispano-América do Instituto Internacional Andréi Tarkovski. Coordenador do Laboratório María Zambrano de Poética Audiovisual na Fundação María Zambrano de Vélez-Málaga. Principal responsável pelo projeto de investigação multiformato ‘Atlas Palacios 2024-2026’, realizado com o Círculo de Belas Artes de Madrid. Publicou, com o Festival de Curtas-Metragens FICBUEU, o ensaio intitulado “O Destino como Forma. Imagens do Exílio / Exílios da Imagem”.

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Publicado

2025-11-30

Como Citar

Mouriño, J. M., & Barros, E. (2025). O filme frente a seu abismo: Eisenstein e o ensino de cinema. RUS (São Paulo), 16(29), 224-250. https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2025.242251