Apresentação: Dossiê “Cinema russo e soviético: do império aos nossos dias”
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2025.243153Palavras-chave:
ApresentaçãoResumo
Estamos às vésperas dos 130 anos da chegada do cinema à Rússia e do posterior desenvolvimento de uma das mais potentes e inovadoras linguagens cinematográficas em âmbito mundial, que constitui o legado incontornável dos cineastas russos e soviéticos. Apesar de muitos desses filmes circularem discretamente no Brasil desde meados do século XX, pouca atenção é dada ao estudo sistemático da História do Cinema Russo, cuja relevância para a compreensão da cultura russa e soviética é irrefutável. Por esse motivo, a composição deste dossiê busca estimular pesquisas mais aprofundadas entre nossos estudiosos. E, seguindo essa proposta, decidimos oferecer um breve panorama histórico para iniciar esta apresentação. Nosso intuito é contribuir para a reflexão sobre a cinematografia russa e soviética, marcada por uma relação complexa e contínua com a censura, que reflete tanto as convulsões políticas do país quanto a influência decisiva de seus governantes, que, via de regra, permanecem no poder por longos períodos.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Erivoneide Barros, Neide Jallageas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam na RUS concordam com os seguintes termos:
a. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

