Iúri Lotman: entre biografia e obra
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2013.88690Palavras-chave:
Iúri Lotman, Semiótica da cultura, Escola Semiótica de Tártu-Moscou, Cultura e literatura russaResumo
O presente trabalho tem por objetivo contextualizar a obra do estudioso da cultura e literatura, crítico e filósofo russo Iúri Lótman, iniciando pela sua formação na Universidade de Leningrado e concluindo por sua atividade como professor de literatura russa na Universidade de Tártu e criador da semiótica da cultura.Downloads
Referências
BERDIÁEV, N. A Ideia Russa (Rússkaia Idiéia). Tradução: Edelcio Américo. http://lib.rus.ec/b/121191/read#t1
KISSELIÓVA, L. N. “Lotman como Chefe do Departamento de Literatura Russa” (“Iu. M. Lotman – Zaviéduiuchi Káfedroi Rússkoi Literatury”). 2003. http://www.ruthenia.ru/lotman/txt/kiseleva03a.html
KISSELIÓVA, L. N. “A Atividade Acadêmica de Iu. M. Lotman na Universidade de Tártu” (“Akademítcheskaia Diéiatelnost Iu. M. Lotmana v Tártuskom Universitiéte”). http://www.ruthenia.ru/lotman/txt/kiseleva96.html
LIKHATCHIOV, D. “Os Mitos sobre a Rússia, Antigos e Novos” (“Mify o Rossii, Starye e Novye”). In: Likhatchiov, D. Reflexões sobre a Rússia (Razdúmia o Rossii), 1999. http://www.lihachev.ru/nauka/kulturologiya/biblio/1933
LOTMAN, Iu. “A Simbologia de São Petersburgo e os Problemas da Semiótica da Cidade” (“Simvólika Peterburga i Probliémy Semiótiki Góroda”). In: História e Tipologia da Cultura Russa (Istória i Tipológuia Rússkoi Kultúry). São Petersburgo: Iskússtvo-SPB, 2002, p. 208-221. (A tradução deste ensaio para o português foi feita por Edelcio Américo em sua dissertação de mestrado, Texto de São Petersburgo na Literatura Russa. São Paulo: USP, 2006.)
LOTMAN, Iu. Cultura e Explosão. (Kulúra i Vzryv). Moscou: Gnozis, 1992(a).
LOTMAN, Iu. Conversas sobre a Cultura Russa (Bessiédy o Rússkoi Kultúre). São Petersburgo: Iskusstvo-SPB, 1994.
LOTMAN, Iu. Não-memórias (Ne-memuáry). 1992. http://www.ruthenia.ru/lotman/mem1/Lotmanne-memuary.html
LOTMAN, Iu. “No Limiar do Imprevisível” (“Na Porógue Nepredskazúemogo”), 1993. http://vivovoco.rsl.ru/VV/PAPERS/ECCE/INTERLOT.HTM
LOTMAN, Iu. “Nikolai Ivánovitch Mordóvtchenko. Notas sobre a Individualidade Artística do Cientista” (“Nikolai Ivánovitch Mordóvtchenko. Zapíski o Tvórtcheskoi Individuálnosti Utchiónogo”). In: A Educação da Alma (Воспитание Души). São Petersburgo: 2003, p. 68-73.
LOTMAN, Iu. The Universe of the Mind: a Semiotic Theory of Culture. London/New York: I. B. Tauris & Co. Ltd., 1990.
MACHADO, Irene. Escola de Semiótica – A Experiência de Tártu-Moscou para o Estudo da Cultura. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
PIRES FERREIRA, J. “Cultura É Memória”. In: Revista USP, São Paulo (24), dezembro/fevereiro 1994/95.
USPIÉNSKI, B. A. “O Problema de Gênese da Escola Semiótica de Tártu-Moscou”. (“K Probliéme Genézissa Tártusko-Moskóvskoi Semiotítcheskoi Chkoly”). In: Iu. M. Lotman e a Escola Semiótica de Tártu-Moscou (Iu. M. Lotman i Tártusko-Moskóvskaia Semiotítcheskaia Chkola). Volume II. Moscou: 1994.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Ekaterina Vólkova Américo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam na RUS concordam com os seguintes termos:
a. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

