Sobre a prosa de Varlam Chalámov
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2014.88700Palavras-chave:
Chalámov, Literatura, Memória, TestemunhoResumo
Este artigo objetiva delinear alguns traços da prosa de Varlam Chalámov através da leitura de um dos contos da obra Contos de Kolimá e de dois ensaios em que o autor discute sobre o que pensa da literatura e de sua própria obra.Downloads
Referências
APPLEBAUM, Anne. Gulag, Historia de los Campos de Concentración Soviéticos. Barcelona: Debolsillo, 2006.
CHALÁMOV, Varlam. “Xerez” (tradução de Nivaldo dos Santos). In: Gomide, Bruno Barreto (org.). Nova Antologia do Conto Russo. São Paulo: Editora 34, 2011.
CHALÁMOV, Varlam. O Prose (Sobre a Prosa). 1965. http://www.shalamov.ru/library/21/45.html
CHALÁMOV, Varlam. O Maiei Prose (Sobre a Minha Prosa). 1971. http://www.shalamov.ru/library/21/61.html
CHALÁMOV, Varlam. “Minhas bibliotecas” (tradução de Tatiana Larkina). In: SILVEIRA, Julio; RIBAS, Marta (orgs.). A Paixão pelos Livros. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2004.
SELIGMANN-SILVA, M. “Testemunho e a Política da Memória: O Tempo Depois das Catástrofes”. In: Projeto História (Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de História da PUC-SP) no 30 (“Guerra, Império, Revolução”), junho 2005, 31-78.
SELIGMANN-SILVA, M(org.). História, Memória, Literatura. O Testemunho na Era das Catástrofes. Campinas: Editora da Unicamp, 2003.
TOKER, Leona. “Samizdat and the Problem of Authorial Control: the Case of Varlam Shalamov”. Poetics Today (2008) 29(4): 735-758
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Andrea Zeppini Menezes da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam na RUS concordam com os seguintes termos:
a. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

