A Metaficção nos Romances Os Irmãos Karamázov, de Dostoiévski, Ulysses, de James Joyce, e Guerra e Paz, de Tolstói
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2014.88703Palavras-chave:
Narrativa, Metaficção, RomanceResumo
Este artigo apresenta uma breve análise sobre os aspectos metaficcionais presentes em três grandes romances da literatura universal: Os Irmãos Karamázov, de Fiódor Dostoiévski, Ulysses, de James Joyce, e Guerra e Paz, de Leon Tolstói. Para realizar tal análise, utilizamos como principais fundamentos teóricos Narcisistic Narrative: The Metafictional Paradox, de Linda Hutcheon, e Metafiction, de Patrícia Waugh. O estudo apresentado consiste em destacar alguns dos elementos metaficcionais dos romances e analisá-los a partir da teoria. Nesse sentido, foram analisados principalmente o narrador da obra de Dostoiévski, a paródia no Ulysses de Joyce e a discussão apresentada por Tolstói no que diz respeito à relação entre a narrativa e a história.Downloads
Referências
BURKE, Peter. A Escola dos Annales (1929-1989): a Revolução Francesa da Historiografia. São Paulo: Fundação Editora da Unesp, 1997. Tradução de Nilo Odalia.
DEVOIZE, Jeanne. “Champs d‟Exploration de La Réflexion Métatextuelle”. In: Métatextualité et Métafiction: Théorie et Analyses. Rennes: Presses Universités de Rennes, 2002.
DOSTOIÉVSKI, Fiódor. Os Irmãos Karamázov. São Paulo: Editora 34, 2008.
HUTCHEON, Linda. Narcissistic Narrative: The Metafictional Paradox. Nova York: Routledge, 1985.
HUTCHEON, Linda. Uma Teoria da Paródia. Lisboa: Edições 70, 1989.
JOYCE, James. Ulysses. São Paulo: Penguin Companhia, 2012.
MENDES, Oscar. “Tolstói e Guerra e Paz”. In: Guerra e Paz. Belo Horizonte: Itatiaia, 1983.
LEPALUDIER, Laurent. “Fonctionement de la Métatextualité: Procedés Métatextuels et Processus Cognitifs”. In: Métatextualité et Métafiction: Théorie et Analyses. Rennes: Presses Universités de Rennes, 2002.
SOHIER, Jacques. “Les Fonctions de la Métatextualité”. In: Métatextualité et Métafiction: Théorie et Analyses. Rennes: Presses Universités de Rennes, 2002.
TOLSTÓI, Leon. Guerra e Paz. Belo Horizonte: Itatiaia, 1983.
WAUGH, Patricia. Metafiction: The Theory and Practice of Self-Conscious Fiction. Londres/Nova York: Routledge, 1985.
YVARD, Jean-Michel. “Metatextualité et Histoire”. In: Métatextualité et Métafiction: Théorie et Analyses. Rennes: Presses Universités de Rennes, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Cícero Manzan Corsi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam na RUS concordam com os seguintes termos:
a. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

