Plekhánov e a crítica estética marxista: entre a intenção e o gesto
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2014.88704Palavras-chave:
Georgi Plekhánov, Crítica estética, Arte e vida socialResumo
Georgi Plekhánov é parada obrigatória para quem se dedica a compreender a trajetória do marxismo na Rússia. Além de introduzir textos clássicos de Marx no país, foi responsável pelas diretrizes políticas que guiaram o movimento operário organizado até por volta de 1914 e por escrever textos de crítica estética inovadores nesse campo de pensamento. Este artigo se debruçará sobre esta última faceta de seu trabalho, mais depurada em seu ensaio Arte e Vida Social, de 1912, a fim de compreender como suas formulações, atravessadas que estavam pelas contradições de um método restritivo, não deixaram de trazer contribuições significativas para o entendimento do que denominava “especificidade do estético”. Em um debate direto com a tradição bielinskiana, Plekhánov soube com ela dialogar e desbravar um campo de conhecimento até então praticamente inexplorado no marxismo.Downloads
Referências
ANDERSON, Perry. Consideraciones sobre el Marxismo Occidental. México: Siglo XXI Editores, 1991.
BOTTOMORE, Tom (org.). Dicionário do Pensamento Marxista. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
KONDER, Leandro. Os Marxistas e a Arte. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967.
LUKÁCS, Georgy. El Alma y las Formas/Teoría de la Novela. México: Grijalbo, 1985.
LUKÁCS, Georgy. Ensaios sobre Literatura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.
PLEKHÁNOV, George. Arte e Vida Social e Cartas sem Endereço. São Paulo: Brasiliense, 1969. Tradução de Eduardo Sucupira Filho.
PLEKHÁNOV, George. Arte e Vida Social. Rio de Janeiro: Editora Lux, 1955. Tradução de Ary de Andrade.
PLEKHÁNOV, George. A Concepção Materialista da História. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
SCHWARZ, Roberto. O Pai de Família e Outros Ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
TOLSTÓI, Leon. O que é Arte? São Paulo: Experimento, 1994.
TROTSKI, Leon. Literatura e Revolução. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Rodrigo Alves do Nascimento

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam na RUS concordam com os seguintes termos:
a. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

