Chamada para submissões - Dossiê "A(s) Dramaturgias(s) no Teatro Brasileiro Contemporâneo"

2025-02-28

A(S) DRAMATURGIA(S) NO TEATRO BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO 

A dramaturgia, assim como a função do/a/e dramaturgo/a/e vem se transformando intensamente desde as últimas décadas do século XX. Quando a concepção de texto teatral e da própria cena é colocada em xeque, novas possibilidades de concepção dramatúrgica surgem, criando uma infinidade de práticas e estéticas. Em uma cena em que a palavra não é o único signo articulador e a ideia de representação não é hegemônica, a função da dramaturgia se vê constantemente (re)inventada. 

No Brasil, no período que compreende o final do século XX até este primeiro quarto deste século XXI, vimos surgir diferentes formas dramatúrgicas, que vão desde a dramaturgia colaborativa de teatros de grupo até a mais recente dramaturgia autobiográfica, passando pela dramaturgia como programa performativo. Recentemente, também podemos observar um retorno à fabulação e ao texto autoral pré-concebido, muitas vezes em prol de narrativas que foram apagadas pela história oficial. A dramaturgia brasileira passou, assim, por diversas mutações nesses últimos 30 anos, ecoando as recentes transformações sociais do país, suas práticas cênicas reinventadas e seus outros meios (e modos) de produção.

Reconhecendo a complexidade e riqueza desse cenário, a revista SALA PRETA lança a  chamada para o dossiê A(S) DRAMATURGIA(S) NO TEATRO BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO. Em um contexto em que a cena vem se atritando cada vez mais com o texto, colocando-o em questionamento, cabe-nos perguntar de que maneiras a dramaturgia interroga a cena, criando fricções, ficções e/ou outras molduras para a “realidade”. Nesse sentido, interessa-nos abordar a dramaturgia no teatro brasileiro em suas mais diversas formas e acepções, em diferentes contextos e factualidades, inclusive no que tange ao ensino e à pesquisa em dramaturgia hoje.

Os tópicos apresentados a seguir apontam possíveis abordagens para o tema:

  • Dramaturgia e fabulações contemporâneas
  • Dramaturgia e teatro de grupo
  • Dramaturgia e vozes não hegemônicas: dramaturgias negras, indígenas, de mulheres, feministas e LGBTQUIAPN+
  • Dramaturgia e gesto
  • Dramaturgia e produção de conhecimento: a dramaturgia em palestra-performance
  • Dramaturgia em cena expandida
  • Dramaturgia e corpos def: direito à elaboração poética, dramaturgias bilíngues e biculturais
  • Dramaturgia a partir de materiais literários 
  • Dramaturgias autorais
  • Dramaturgias e suas relações com elementos da cena (audiovisuais, plásticos, espaciais, cenográficos e sonoros)
  • Dramaturgias sonoras
  • Ensino de dramaturgia: a dramaturgia contemporânea, suas possibilidades e desafios pedagógicos
  • Dramaturgia da dança
  • Dramaturgia do circo
  • Dramaturgia da arte da performance
  • Dramaturgia e historiografia: criação teatral com arquivos, repertórios, documentos e depoimentos
  • Publicação de dramaturgia
  • Dramaturgia e tradução 

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

A Revista Sala Preta aceita artigos, entrevistas, críticas, resenhas e traduções que se vinculem conceitualmente às artes cênicas em campo expandido. As submissões devem estar de acordo com os padrões do periódico (disponíveis em nosso site) para cada tipo de texto. Apenas materiais originais (não publicados) são considerados, e a avaliação é feita pelo sistema duplo-cego. A Revista é de livre acesso para autores e leitores e não cobra taxas de submissão ou publicação.

Além dos dossiês, a revista publica artigos sem restrição temática, recebidos em fluxo contínuo, que são considerados e avaliados junto de cada ciclo editorial.

 Maiores informações podem ser encontradas em nosso website, https://www.revistas.usp.br/salapreta, onde nossas diretrizes podem ser visualizadas.