Letter to a man: Nijinsky e Baryshnikov, a dança à l’envers na paisagem ótico-sonora de Robert Wilson
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v15i2p149-163Palavras-chave:
Wilson-Nijinsky-Baryshnikov, Dança às avessas, Artaud, Corpo sem órgãos.Resumo
Ao analisar o espetáculo Letter to a man, de Robert Wilson, sobre os diários de Nijinsky, investiga-se a paisagem ótico-sonora do encenador e a dança fluida, sem peso, do ator e performer Mikhail Baryshnikov, a partir dos conceitos “corpo sem órgãos” e “dança às avessas” de Antonin Artaud; especialmente em relação aos seus últimos escritos, em Rodez. A cena sensorial de Wilson, que propositalmente abandona qualquer intenção comunicativa entre os canais visuais e sonoros, reflete de forma potente o pensamento artaudiano, sendo muito mais do que um teatro de imagem, como tem se referido a crítica até agora, e revela, de forma desconcertante, o parentesco entre Nijinsky e Artaud.
Downloads
Referências
ARTAUD, A. OEuvres Complètes, Tome XII. Paris: Gallimard, 1974a.
______. OEuvres Complètes, Tome XIII. Paris: Gallimard, 1974b.
______. OEuvres Complètes, Tome XXVI. Paris: Gallimard, 1984a.
______. Fragments d’un Journal d’Enfer. In: OEuvres Complètes, Tome I. Paris: Gallimard, 1984b.
BARYSHNIKOV DÀ VOCE A NIJINSKY: “FACCIO EMERGERE LE SUE VISIONI”. Disponível em: <http://milano.repubblica.it/cronaca/2015/09/09/news/baryshnikov_davoce_a_nijinsky_faccio_emergere_le_sue_visioni_-122546125/refresh_ce>. Acesso em: 23 out. 2015.
DE MARINIS, M. La danza alla rovescia di Artaud. Roma: Bulzoni, 2006.
DELEUZE, G. Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva, 2003.
DELEUZE, G.; GATTARI, F. Mil Platôs. Tradução Aurélio Guerra Neto, Ana Lúcia de Oliveira, Lúcia Cláudia Leão e Suely Rolnik. São Paulo: Editora 34, 2012.
DUBOIS, C. La Bastoche: Bal-musette, plasir et crime 1750-1939. Paris: Èditions du Félin, 1997.
GIDE, A. O tratado do Narciso. Tradução André Vallias; Revisão Fabiano Costa Camilo. Rio de Janeiro, jul. 2013. Disponível em: <http://mkmouse.com.br/livros/OTratadodoNarciso-TheorieduSymbole-1891-AndreGide-trad-AndreVallias-Rev-FabianoCostaCamilo.pdf>. Acesso em: 23 out. 2015.
GIL, J. Movimento total: o corpo e a dança. São Paulo: Iluminuras, 2004.
MASSIMO, M. Wilson, Abbado e il Macbeth. Corriere di Bologna. Bolonha, 3 out.2015. Disponível em: <http://www.pressreader.com/italy/corriere-di-bologna/20151003/281539404775274/TextView>. Acesso em: 23 out. 2015.
MAURIN, F. Robert Wilson, le temps pour voir, l’espace pour écouter. Paris: Actessud, 2010.
NIJINSKY, V. Diari. Milão: Adelphi Edizioni, 2013.
RUFFINI, F. Craig, Grotowski, Artaud: teatro in stato di invenzione. Bari: Laterza, 2009.
VIDEO PORTRAITS. Disponível em: <http://www.robertwilson.com/video-portraits>. Acesso em: 23 out. 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para compartilhar, copiar e redistribuir os textos publicados na Sala Preta, sem fins comerciais e em qualquer suporte ou formato, desde que sejam dados os créditos apropriados ao(s) autor(es) e à Revista. Podem também adaptar, remixar, transformar e criar a partir deste material, desde que distribuam o material derivado sob a mesma licença do original – e mantenham a menção explícita ao(s) autores e à Revista Sala Preta.
Ao submeter um artigo à Sala Preta e tê-lo aprovado para publicação os autores concordam com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.