Notas sobre o teatro brasileiro: uma perspectiva descolonial

Autores

  • Elisa Belém

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v16i1p120-131

Palavras-chave:

Descolonial, América Latina, Colonialidade, Teatro.

Resumo

O artigo apresenta questões relativas ao teatro brasileiro. Defendendo um pensamento fronteiriço, uma descolonização do pensamento e da subjetividade, discute-se a importância da valorização da literatura e das artes cênicas como saberes outros, cujas práticas instruem a produção de conhecimento teórico. Indica-se que a necessidade de criar pode servir como parâmetro para refletir sobre a presença simultânea da brincadeira e da representação, em diversas manifestações performativas e cênicas brasileiras.

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Biografia do Autor

  • Elisa Belém

    Pós-Doutorado em Artes, Escola de Belas Artes da UFMG, com o suporte da bolsa PMPD Fapemig/Capes 10/2013. Doutora em Artes da Cena do IA/UNICAMP, com o suporte da bolsa regular e estágio no exterior da FAPESP. Mestre em Teatro (Estudos da Performance) pela Royal Holloway, University of London; título reconhecido e validado pela ECA/USP. Foi bolsista do Programa ALBAN. Bacharel em Interpretação Teatral pela EBA/UFMG.

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Publicado

2016-07-01

Edição

Seção

SALA ABERTA

Como Citar

Belém, E. (2016). Notas sobre o teatro brasileiro: uma perspectiva descolonial. Sala Preta, 16(1), 120-131. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v16i1p120-131