Corpo e a cidade: as intervenções urbanas disruptivas do Viajou Sem Passaporte durante a ditadura militar
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v16i2p97-110Palavras-chave:
Intervenção urbana, Performance urbana, Corpo, Produção do espaço, Ditadura Militar.Resumo
Este artigo trata das intervenções urbanas do coletivo de arte independente Viajou Sem Passaporte como contraposição ao espaço produzido na cidade de São Paulo durante os anos da ditadura militar (1964-1985). Para tanto, suas ações performáticas, pautadas pela criatividade, podem ser consideradas como disrupções estético-políticas, capazes de provocar desvios no cotidiano e inspirar novas subjetividades durante um importante momento de transição política: de um regime militar para a democracia.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Antônio. Ações Disruptivas no Espaço Urbano. In: VI Reunião Científica da ABRACE, 2011, Porto Alegre, RS. Memória ABRACE Digital - Anais da VI Reunião Científica da ABRACE. Porto Alegre, RS, 2011. p. 1-6.
ARTE EM REVISTA, São Paulo, v. 3, n. 5, 1981, p. 102.
BERTUCCI, P. M. Intervenção urbana, São Paulo (1978-1982): o espaço da cidade e os coletivos de arte independente Viajou Sem Passaporte e 3Nós3. 2015. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-14012016-104059/>.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. artes de fazer. Rio de Janeiro: Vozes, 2013. [1ª Edição: 1980]
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo: comentários sobre a sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Rio de Janeiro: Vozes, 2006.
HOLLANDA, Heloisa Buarque de. Impressões de viagem: CPC, vanguarda e desbunde: 1960/70. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2004.
LEFEBVRE, Henri. The Production of Space. Oxford: Blackwell Publishers, 1991a. [1ª edição: 1974]
________________. A vida cotidiana no mundo moderno. São Paulo: Ática, 1991b [1ª edição: 1968].
LÓPEZ, Miguel et al. Perder la forma humana. Una imagen sístimica de los años ochenta en américa latina. Madri: Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía, 2012.
KWON, Miwon. Um lugar após o outro: anotações sobre site-specificity. Arte e Ensaios: EBA-UFRJ, n.17, 2008.
ROLNIK, Sueli. Geopolítica da cafetinagem. Disponível em <http://eipcp.net/transversal/1106/rolnik/pt>
RUAS e memórias. Folha de S. Paulo, São Paulo, 13 ago. 2015, opinião.
VIAJOU SEM PASSAPORTE. Arte em Revista, São Paulo, v.6, n8, p.116-119, 1984.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para compartilhar, copiar e redistribuir os textos publicados na Sala Preta, sem fins comerciais e em qualquer suporte ou formato, desde que sejam dados os créditos apropriados ao(s) autor(es) e à Revista. Podem também adaptar, remixar, transformar e criar a partir deste material, desde que distribuam o material derivado sob a mesma licença do original – e mantenham a menção explícita ao(s) autores e à Revista Sala Preta.
Ao submeter um artigo à Sala Preta e tê-lo aprovado para publicação os autores concordam com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.