Corpo e a cidade: as intervenções urbanas disruptivas do Viajou Sem Passaporte durante a ditadura militar

Autores

  • Patricia Morales Bertucci Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v16i2p97-110

Palavras-chave:

Intervenção urbana, Performance urbana, Corpo, Produção do espaço, Ditadura Militar.

Resumo

Este artigo trata das intervenções urbanas do coletivo de arte independente Viajou Sem Passaporte como contraposição ao espaço produzido na cidade de São Paulo durante os anos da ditadura militar (1964-1985). Para tanto, suas ações performáticas, pautadas pela criatividade, podem ser consideradas como disrupções estético-políticas, capazes de provocar desvios no cotidiano e inspirar novas subjetividades durante um importante momento de transição política: de um regime militar para a democracia.

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Biografia do Autor

  • Patricia Morales Bertucci, Universidade de São Paulo

    Patricia Morales Bertucci é arquiteta e urbanista, doutoranda em Artes pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Com passagens pelo Teatro da Vertigem, Instituto Pólis e a Prefeitura de São Paulo, trabalha em projetos que discutem as conexões entre a cidade e a arte contemporânea.

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Publicado

2016-12-21

Edição

Seção

EM PAUTA

Como Citar

Bertucci, P. M. (2016). Corpo e a cidade: as intervenções urbanas disruptivas do Viajou Sem Passaporte durante a ditadura militar. Sala Preta, 16(2), 97-110. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v16i2p97-110