Jogos didascálicos contemporâneos: modos de abrir espaços poéticos de coralidade e circunscrever um lugar para a fala
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v16i2p233-256Palavras-chave:
Didascália, Poética imanente, Coralidade cênica, Autoria pós-estruturalista.Resumo
Este artigo discute a didascália contemporânea enquanto modo de construir e expor a cena teatral como espaço poético no qual a palavra falada assume (e novamente expõe) seu lugar como elemento mediador entre a imaginação do espectador e a concretude da configuração cênica. Parto da compreensão de que a informação didascálica levanta no interior do código teatral a questão da fundamentação da escrita, seja ela textual ou cênica. Mostro que a rubrica contemporânea exerce uma função teatralizante – ou seja, estabelece uma cena relacional e não substancial, no que diz respeito à associação das linguagens cênicas, ao vínculo entre palavra e corpo do ator bem como à configuração do eixo comunicativo entre cena e espectadores. Ela sugere essa poética relacional ao espectador e dessa maneira enfatiza a estrutura coral da cena contemporânea.
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