A performatividade das figuras na dança coral de Lia Rodrigues em Piracema
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v16i2p119-130Palavras-chave:
Dramaturgia, Performatividade, Representatividade.Resumo
A partir de um breve histórico das transformações no conceito e na prática da dramaturgia tanto no teatro quanto na dança desde a metade do século XX no ocidente, este artigo busca refletir sobre a representação e a apresentação, a performatividade e a representatividade na construção da cena contemporânea, relacionando sujeito e contexto tanto como autor quanto como espectador, tendo como objeto de estudo o espetáculo Piracema, da Lia Rodrigues Companhia de Danças.
Downloads
Referências
DELEUZE, Gilles. Francis Bacon: Lógica da Sensação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007.
FÉRAL, Josette. Por uma poética da performatividade: o teatro performativo. In: Sala Preta, Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Eca/USP, São Paulo, n. 08, 2008. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v8i0p197-210
FERNANDES, Silvia. Teatralidades contemporâneas. In. Texto e imagem: estudos de teatro.Org. Maria João Brilhante, Maria Helena Werneck. Rio de Janeiro: 7 letras, 2009.
FREIRE, Cristina. Arte Conceitual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
GUMBRECHT, H.U., Produção de Presença. O que o sentido não consegue transmitir. Rio de Janeiro,Ed. Contraponto/Ed. PUC-Rio, 2010.
HARVEY, David. Condição Pós-Moderna. São Paulo: Edições Loyola, 2006.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac&Naïfy, 2007.
POSCHMANN, Gerda. Der nicht mehr dramatische Theatertext. Aktuelle Bühnenstücke und ihre dramaturgische Analyse. Tübingen: Niemeyer, 1997. Tradução de Stephan Baumgärtel( UDESC).
ROMANO, Lúcia. O Teatro do Corpo Manifesto: Teatro Físico. São Paulo: Perspectiva: Fapesp, 2005.
TOURINHO, Ligia Losada. Dramaturgias do Corpo: protocolos de criação das Artes da Cena. Tese de Doutorado – UNICAMP, Campinas, SP, 2009.
TRIAU, Christophe. Choralités. In: Alternatives théâtrales. 2003. Tradução: Marcus Vinicius Borja
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para compartilhar, copiar e redistribuir os textos publicados na Sala Preta, sem fins comerciais e em qualquer suporte ou formato, desde que sejam dados os créditos apropriados ao(s) autor(es) e à Revista. Podem também adaptar, remixar, transformar e criar a partir deste material, desde que distribuam o material derivado sob a mesma licença do original – e mantenham a menção explícita ao(s) autores e à Revista Sala Preta.
Ao submeter um artigo à Sala Preta e tê-lo aprovado para publicação os autores concordam com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.