Le Retour au désert: o grotesco em Koltès
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v16i2p257-268Palavras-chave:
Retórica, Discursividade, Memória.Resumo
Este artigo se propõe a demonstrar como o dramaturgo Bernard-Marie Koltès atravessou a ponte da retórica antiga para extravasar para o palco contemporâneo o tema da guerra e da falta de liberdade, retomando memórias pessoais em Le Retour au désert (O retorno ao deserto, 1988). A análise é centrada nas rubricas e na enunciação discursiva.Downloads
Referências
KOLTÈS, Bernard-Marie. Combate de negro e de cães; O retorno ao deserto; Tabataba. Trad. Angela Leite Lopes. São Paulo: Aliança Francesa: Instituto Totem Cultural: Imesp, 2010.
____________________. Une part de ma vie, Entretiens (1983-1989). Paris: Les Éditions de Minuit, 2006.
____________________. Lettres. Paris: Les Éditions de Minuit, 2009.
TITO LÍVIO. História de Roma, Livro I, A Monarquia. Trad. Mônica Costa Vitorino. Belo Horizonte: Crisálida, 2008.
UBERSFELD, Anne. Para ler o teatro. Trad. José Simões (coord.) São Paulo: Perspectiva, 2005.
_________________. Bernard-Marie Koltès. Arles: Actes Sud – Papiers, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para compartilhar, copiar e redistribuir os textos publicados na Sala Preta, sem fins comerciais e em qualquer suporte ou formato, desde que sejam dados os créditos apropriados ao(s) autor(es) e à Revista. Podem também adaptar, remixar, transformar e criar a partir deste material, desde que distribuam o material derivado sob a mesma licença do original – e mantenham a menção explícita ao(s) autores e à Revista Sala Preta.
Ao submeter um artigo à Sala Preta e tê-lo aprovado para publicação os autores concordam com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.