Ensaio para depois do fim: a dramaturgia performativa do corpo em PROJETO bRASIL: luto e desordem

Autores

  • Nathalia Catharina Alves Oliveira Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v16i2p321-337

Palavras-chave:

Performance, Corpo, Dramaturgia.

Resumo

Este artigo reflete sobre o corpo na peça PROJETO bRASIL, da companhia brasileira de teatro. Parte-se da ideia de que a manifestação e a dramaturgia performativa desses corpos podem ser vistas como um reflexo das contradições do estado de exceção da história brasileira, concebida como um corpo que já chegou ao seu fim e diante do qual estamos enlutados. Compreende-se que o corpo em PROJETO bRASIL é tanto sujeito quanto objeto de luto, um corpo social em estado de desordem e de suspensão e que, contraditoriamente, está engajado em uma reflexão crítica diante de sua própria falência, tendo em vista uma possibilidade utópica para depois do fim.

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Publicado

2016-12-21

Edição

Seção

DOSSIÊ SOBRE A CIA. BRASILEIRA

Como Citar

Oliveira, N. C. A. (2016). Ensaio para depois do fim: a dramaturgia performativa do corpo em PROJETO bRASIL: luto e desordem. Sala Preta, 16(2), 321-337. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v16i2p321-337