Formas de interpelação do espectador no teatro de rua contemporâneo: uma abordagem etnográfica da FiraTàrrega 2016
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v17i1p168-181Palavras-chave:
Teatro de rua, Teatro contemporâneo, Etnografia, FiraTàrrega, Espectador.Resumo
Este artigo explora as formas de interpelação do espectador no teatro de rua contemporâneo por meio da análise de espetáculos apresentados na FiraTàrrega 2016. Optou-se por uma abordagem etnográfica a partir da qual foram selecionados para a reflexão espetáculos assistidos pelo autor que demandaram envolvimento direto e não contemplativo do público para sua realização, com formas de interpelação do espectador que podem ser agrupadas em quatro categorias: deriva pela cidade e seus arrabaldes, condução do espectador a espaços inusitados, peça-instalação e fugas da teatralidade, seja buscando uma simplicidade cênica calcada quase exclusivamente na presença do ator, ou, ao contrário, exacerbando os aparatos tecnológicos e o maquinário cênico, construindo estratégias de deslumbramento. Em todas elas, há uma evocação para que o espectador se posicione como sujeito diante do que lhe é apresentado.
Downloads
Referências
AGAMBEM, G. O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Chapecó: Argos, 2009.
BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da
Cultura. v. 1. São Paulo: Brasiliense, 1985.
FERNANDES, S. Teatralidade e performatividade na cena contemporânea. Repertório, Salvador, n. 16, p. 11-23, 2011.
FIRATÀRREGA. História de FiraTàrrega. Desde 1981 hasta la actualidad. Tàrrega: FiraTàrrega, 2013. Site oficial da FiraTàrrega – Documentos (catalão). Disponível em: <https://www.firatarrega.cat/media/upload/pdf/historia_firatarrega_cast_editora_14_11_2.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2017.
______. Què és FiraTàrrega? Tàrrega: FiraTàrrega, 2015. Site oficial da FiraTàrrega (catalão). Disponível em: <https://www.firatarrega.cat/media/upload/pdf/queesfiratarrega_2015_cast_editora_14_12_2.pdf>. Acesso em: 11 mar. 2017.
RANCIÈRE, J. O espectador emancipado. Lisboa: Orfeu Negro, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para compartilhar, copiar e redistribuir os textos publicados na Sala Preta, sem fins comerciais e em qualquer suporte ou formato, desde que sejam dados os créditos apropriados ao(s) autor(es) e à Revista. Podem também adaptar, remixar, transformar e criar a partir deste material, desde que distribuam o material derivado sob a mesma licença do original – e mantenham a menção explícita ao(s) autores e à Revista Sala Preta.
Ao submeter um artigo à Sala Preta e tê-lo aprovado para publicação os autores concordam com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.