Corpos sublimes: o teatro-festa de Pippo Delbono Il vangelo della teatralità
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v18i1p313-327Palavras-chave:
Teatro-festa, corpos sublimes, teatro íntimo, Pippo Delbono, emoçãoResumo
Pippo Delbono, em suas narrativas de viagem, nos revela um estado de real e profunda experiência com o mundo que o toca. Seus olhos realmente se viram para o mundo, mas não para conformar esse mundo, visto e olhado, em informação – não são absolutamente narrativas de informação. Sua narrativa nos transporta para seu mundo íntimo, sem pudores. A vida que Pippo parece buscar é aquela do silêncio, do tempo dilatado, da espera, da escuridão, para depois converter todo esse silêncio em gritos: gritos mudos, gritos libertários, gritos de dor, gritos de alegria, gritos desumanos, para enfim encontrar o que há de mais sublime.
Downloads
Referências
ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
BARTHES, Roland. Escritos sobre teatro. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
BAUDRILLARD, Jean. As estratégias fatais. Rio de Janeiro: Rocco, 1996.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol.4. Rio de Janeiro: Editora 34, (1980) 1997.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Que emoção! Que emoção? São Paulo: Ed. 34, 2016.
GHIGLIONE, Alessandra Rossi (ORG). Barboni, il teatro di Pippo Delbono. Milano: Ubulibri, 1999.
GIL, José. Monstros. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 2006.
GROSSMAN, Évelyne. Artaud, “L’aliéné authentique”. Paris: Farrago, 2003.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência.
RANCIÈRE, Jacques. O destino das imagens. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
SARRAZAC, Jean-Pierre. Sobre a fábula e o desvio. Rio de Janeiro: 7 letras, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para compartilhar, copiar e redistribuir os textos publicados na Sala Preta, sem fins comerciais e em qualquer suporte ou formato, desde que sejam dados os créditos apropriados ao(s) autor(es) e à Revista. Podem também adaptar, remixar, transformar e criar a partir deste material, desde que distribuam o material derivado sob a mesma licença do original – e mantenham a menção explícita ao(s) autores e à Revista Sala Preta.
Ao submeter um artigo à Sala Preta e tê-lo aprovado para publicação os autores concordam com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.