Corpo-imagem: o jogo do ator na cena intermedial
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v18i1p258-272Palavras-chave:
ator, imagem, intermedialidadeResumo
Este artigo analisa o jogo do ator na cena intermedial e a problemática da sensibilidade da imagem. Com o advento das tecnologias digitais, o teatro contemporâneo investe nos relatos autobiográficos e na interface entre o ator e as imagens, criadas e/ou pré-registradas e projetadas na cena.
Downloads
Referências
BEAUVAIS, Yann. Code source ouvert. In: Le langage des nouveaux médias. Paris: Les presses du reel, 2010, pp. 17.
BUSTROS, Jean-Claude; AURTENÈCHE, Albéric. L’écran manifeste. In: POISSANT, Louise; TREMBLAY, Pierre. Esthétique des Arts médiatiques. Prolifération des écrans/of screens. Presses de l’Université du Québec, 2008, pp.73-86.
CHATONSKY, Grégory. La repetition des limites. Diffusion, projection et immersion. In: POISSANT, L; TREMBLAY, P. Esthétique des Arts médiatiques. Prolifération des écrans/of screens. Presses de l’Université du Québec, 2008, pp. 87-129.
COCCIA, Emanuele. La vie sensible. Paris: Rivage poche/Petite bibliothèque, 2013.
COUCHOT, Edmond. Des images, du temps et des machines dans les arts et la communication. Paris: Actes Sud, 2007.
________. Préface. In: LEJEUNE, Françoise. Corps-à-corps oeuvre-public: l’expérience des installations interactives.
DELEUZE, Gilles. L’image-mouvement. Paris: Editions Minuit, 1983.
MANOVITCH, Lev. Le langage des nouveaux médias. Paris: Les presses du reel, 2010.
MARLEAU, Denis. Une fantasmagorie technologique. Entretien realize par Louise Ismert. In: Alternatives Théâtrales, n. 73-4, ano.
______. Introductions et entretiens. In: PROUST, Sophie. Denis Marleau. Arles: Actes Sud papiers, 2010.
WEBER, Pasacle. Le corps à l’épreuve de l’installation-projection. Paris: L’Harmattan, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para compartilhar, copiar e redistribuir os textos publicados na Sala Preta, sem fins comerciais e em qualquer suporte ou formato, desde que sejam dados os créditos apropriados ao(s) autor(es) e à Revista. Podem também adaptar, remixar, transformar e criar a partir deste material, desde que distribuam o material derivado sob a mesma licença do original – e mantenham a menção explícita ao(s) autores e à Revista Sala Preta.
Ao submeter um artigo à Sala Preta e tê-lo aprovado para publicação os autores concordam com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.