Dos textos de Anton Tchekhov a uma nova escrita cênica

a tradição do teatro lúdico russo

Autores

  • Viviane Costa Dias Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v18i2p143-157

Palavras-chave:

Teatro russo, Cena lúdica, Stanislavski, Tchekhov, Jurij Alschitz

Resumo

O artigo reflete sobre a tradição do teatro lúdico russo, uma abordagem pedagógica e da cena que pode ser considerada um desdobramento do Sistema de Stanislavski e alimento para  teatralidades contemporâneas. Ele se desenvolve pela análise de minhas experiências diretas com a abordagem lúdica por meio de contato com diretores-pedagogos como Jurij Alschitz e Anatoly Vassiliev e pesquisa bibliográfica. Apresento algumas ideias geradoras desta cena, sua perspectiva em relação à formação do ator e também busco lançar paralelos entre suas propostas e potenciais implícitos nos textos de Anton Tcheckov, prioritariamente a partir de reflexão sobre a maneira como o autor escreve.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Viviane Costa Dias, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Doutoranda em Pedagogia Teatral na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Atriz e dramaturga.

Downloads

Publicado

2018-12-28

Edição

Seção

SALA ABERTA

Como Citar

Dias, V. C. (2018). Dos textos de Anton Tchekhov a uma nova escrita cênica: a tradição do teatro lúdico russo. Sala Preta, 18(2), 143-157. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v18i2p143-157