Dos textos de Anton Tchekhov a uma nova escrita cênica
a tradição do teatro lúdico russo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v18i2p143-157Palavras-chave:
Teatro russo, Cena lúdica, Stanislavski, Tchekhov, Jurij AlschitzResumo
O artigo reflete sobre a tradição do teatro lúdico russo, uma abordagem pedagógica e da cena que pode ser considerada um desdobramento do Sistema de Stanislavski e alimento para teatralidades contemporâneas. Ele se desenvolve pela análise de minhas experiências diretas com a abordagem lúdica por meio de contato com diretores-pedagogos como Jurij Alschitz e Anatoly Vassiliev e pesquisa bibliográfica. Apresento algumas ideias geradoras desta cena, sua perspectiva em relação à formação do ator e também busco lançar paralelos entre suas propostas e potenciais implícitos nos textos de Anton Tcheckov, prioritariamente a partir de reflexão sobre a maneira como o autor escreve.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Viviane Costa Dias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os leitores são livres para compartilhar, copiar e redistribuir os textos publicados na Sala Preta, sem fins comerciais e em qualquer suporte ou formato, desde que sejam dados os créditos apropriados ao(s) autor(es) e à Revista. Podem também adaptar, remixar, transformar e criar a partir deste material, desde que distribuam o material derivado sob a mesma licença do original – e mantenham a menção explícita ao(s) autores e à Revista Sala Preta.
Ao submeter um artigo à Sala Preta e tê-lo aprovado para publicação os autores concordam com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.