Os Comediantes e a Associação dos Artistas Brasileiros
apontamentos para uma gênese
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v18i2p32-45Palavras-chave:
Os Comediantes, Associação dos Artistas Brasileiros, Teatro brasileiro modernoResumo
O artigo discute a formação do grupo Os Comediantes na década de 1930, inserindo-o no seio das propostas e ações artísticas da Associação dos Artistas Brasileiros (AAB). Apresentam-se, assim, apontamentos para um período fundamental no que se refere ao delineamento de projetos e debates artísticos e intelectuais que trariam reverberações na “gestação” do grupo teatral conhecido como fundador do teatro brasileiro moderno. Buscando os fragmentos da Associação, um ambiente cultural dinâmico, propiciador de circulações de ideias, consagrações e sociabilidades, objetiva-se o delineamento de processos sociais, imaginações artísticas e práticas que permitam entrever projetos e mecanismos de trabalho. Desse modo, pensar as conformações teóricas, sociais, políticas e espaciais em torno das quais se articulava a AAB, permite caracterizá-la como recorte exemplar de um campo cultural.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Henrique Brener Vertchenko

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Sala Preta e tê-lo aprovado para publicação os autores concordam com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Os autores mantém, sem restrições, os direitos autorais dos documentos publicados pelo periódico.
Os documentos distribuídos sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional podem ser compartilhados, copiados e redistribuídos em qualquer meio e formato desde que sem fins comerciais e que os devidos créditos sejam dados. Os documentos também podem ser adaptados, remixados e transformados desde que, neste caso, as contribuições feitas ao material original sejam distribuídas sob a mesma licença que o original.