Cena teatral contemporânea

o coro, o nômade, a potência trágica

Autores

  • Carmem Gadelha Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v18i2p131-142

Resumo

Abordagem ético-política da tragicidade na cena teatral contemporânea. Trata-se de observar
a eclosão de figurações do corpo ferido daqueles que se encontram em condições de cidadania precária. A
atenção se volta para a polifonia dessas expressões minoritárias em aspectos de lirismo coral – um
trânsito por processos de subjetivação. Põem-se em questão os espaços da cidade e do palco, verificando
neles articulações entre as tramas de construção do moderno em suas diferenças com a cena atual. As
trajetórias se fazem no transitar entre a personagem individual e as múltiplas vozes da multidão.
Verificam-se encontros do arcaico com a sociedade superinformada. O artigo traz, na segunda parte e a
título de exemplo, apontamentos breves sobre espetáculos recentemente produzidos.

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Biografia do Autor

  • Carmem Gadelha, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Professora Associada da Escola de Comunicação da UFRJ, graduação e pós-graduação. Mestre e Doutura en Comunicação e Cultura, pela mesma instituição. Graduada em Teoria do Teatro, pela UNI-RIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro). Autora, Com Edwaldo Cafezeiro, de "História do teatro brasileiro" (FUNARTE, UFRJ, UERJ) e de "Corpo, espaço, tempo - indagações sobre poética do teatro" (Rio, Editora Aretê, 2013). Publicou inúmeros ensaios e artigos em jornais e revistas especializados. Sua pesquisa atual versa sobre o trágico na cena contemporânea.

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Publicado

2018-12-28

Edição

Seção

SALA ABERTA

Como Citar

Gadelha, C. (2018). Cena teatral contemporânea: o coro, o nômade, a potência trágica. Sala Preta, 18(2), 131-142. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v18i2p131-142