O último estúdio de Stanislávski
uma abordagem histórica
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v19i1p229-259Palavras-chave:
Stanislávski, Teatro, Teatro russo, História do teatroResumo
Este artigo traça uma abordagem histórica acerca da criação do Estúdio de Ópera e Arte Dramática, também conhecido como o último estúdio de Stanislávski, que existiu de 1935 a 1938, ano de sua morte. A pesquisa foi realizada como preparação para o trabalho sobre os procedimentos pedagógicos dos últimos anos de Stanislávski, realizado nos arquivos do museu do Teatro de Arte de Moscou entre novembro de 2017 e fevereiro de 2018. O artigo apresenta, assim, uma introdução, em que contextualiza o Estúdio de Ópera e Arte Dramática; em seguida, esboça alguns de seus antecedentes históricos, como o projeto de uma “Academia da Arte Teatral” proposta por Maksim Górki e desenvolvida por Stanislávski. Na sequência, busca algumas informações de um outro personagem-chave na criação do estúdio, a diretora e pedagoga Zinaída Sokolova, irmã de Stanislávski. Por fim, mostra o processo seletivo e a cerimônia de abertura do estúdio, em novembro de 1938.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para compartilhar, copiar e redistribuir os textos publicados na Sala Preta, sem fins comerciais e em qualquer suporte ou formato, desde que sejam dados os créditos apropriados ao(s) autor(es) e à Revista. Podem também adaptar, remixar, transformar e criar a partir deste material, desde que distribuam o material derivado sob a mesma licença do original – e mantenham a menção explícita ao(s) autores e à Revista Sala Preta.
Ao submeter um artigo à Sala Preta e tê-lo aprovado para publicação os autores concordam com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.