DIE HÖCHSTE EISENBAHN
um aviso do cabaré alemão diante da ameaça nazista
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v19i2p48-63Palavras-chave:
Cabaré, República de Weimar, NazismoResumo
O cabaré é um gênero teatral originado na França em caráter experimental, com o objetivo de buscar por novas formas de comentar e satirizar o seu período histórico. O cabaré produzido em Berlim durante da República de Weimar foi um comentador das tensões políticas que assolaram a nova república e abriram o caminho para a ascensão de Adolph Hitler. O presente artigo apresenta de que forma o texto Die Höchste Eisenbahn (1932), do compositor Friedrich Hollaender foi criado como um aviso frente a ameaça nazista.
Downloads
Referências
APPIGNANESI, L. Cabaret the first hundred years. London: Methuen, 1984.
BERNER, C. Zur Bedeutung Friedrich Hollaenders für die Kulturszene in Berlin bis 1933. 2000. 105 f. Dissertação (Mestrado). Universität Osnabrück, Osnabrück, 2000.
DENTITH, S. Parody. London: Routledge, 2002.
LE GOFF, J. História e memória. Campinas: Ed. Unicamp, 1994.
HENIG, R. B. The Weimar Republic: 1919-1933. London: Routledge, 2002.
JELAVICH, P. Berlin cabaret. Cambridge: Harvard University. Press, 1997.
LARGE, D. Berlin. New York: Basic Books, 2007. E-book.
LEE, S. J. The Weimar Republic. London: Routledge, 2010.
MÜHE, D. Die Geschichte des Berliner Kabaretts vor und nach dem ersten Weltkrieg: Friedrich Hollaender zwischen Amüsierbrettl und politischem Kabarett. Berlin: GRIN Verlag, 2013. E-book.
RICHIE, A. Faust’s Metropolis: a history of Berlin. London: William Collins, 2013. E-book.
TIGGES, W. An anatomy of literary nonsense. Amsterdam: Rodopi, 1988.
TUCHOLSKY, K.; OPITZ, C. (org.). Berlin! Berlin! Dispatches from the Weimar Republic. Chicago: Berlinica Publishing LLC, 2013. E-book.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para compartilhar, copiar e redistribuir os textos publicados na Sala Preta, sem fins comerciais e em qualquer suporte ou formato, desde que sejam dados os créditos apropriados ao(s) autor(es) e à Revista. Podem também adaptar, remixar, transformar e criar a partir deste material, desde que distribuam o material derivado sob a mesma licença do original – e mantenham a menção explícita ao(s) autores e à Revista Sala Preta.
Ao submeter um artigo à Sala Preta e tê-lo aprovado para publicação os autores concordam com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.