A necropolítica juvenil da pátria-mãe-hostil racista brasileira in cena

Autores

  • Régia Mabel da Silva Freitas Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v22i1p70-90

Palavras-chave:

Necropolítica, Genocídio de jovens negros pobres, Teatro Negro brasileiro, Bando de Teatro Olodum, Erê

Resumo

Este artigo descreve a violação do direito à vida de jovens negros pobres abordada no espetáculo Erê (2015), do Bando de Teatro Olodum — a mais antiga companhia de Teatro Negro de Salvador. Metodologicamente, optou-se pela pesquisa exploratório-descritivo de natureza qualitativa e a coleta de dados se deu a partir de depoimentos da companhia e revisão bibliográfica exclusivamente de teóricos negros. Os resultados apontaram que a necropolítica juvenil brasileira expressa a hostilidade da lógica racista que diuturna e desmedidamente extermina de maneira trivial e sem regras jovens negros pobres.

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Biografia do Autor

  • Régia Mabel da Silva Freitas, Universidade de São Paulo

    Pesquisadora de pós-doutorado em Educação na Universidade de São Paulo (USP), pesquisadora de Educação Antirracista à luz do Teatro Negro brasileiro, orientadora da pós-graduação lato sensu em Educação em Direitos Humanos (UFABC). Pesquisa concluída em 2019 durante o doutorado em Difusão do Conhecimento (UFBA).

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Publicado

2023-09-21

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Freitas, R. M. da S. (2023). A necropolítica juvenil da pátria-mãe-hostil racista brasileira in cena. Sala Preta, 22(1), 70-90. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v22i1p70-90