Jacques Copeau e o instinto dramático da criança
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v21i2p49-65Palavras-chave:
Jacques Copeau, Suzanne Bing, Nicolas Evreinov, Infância, Instinto dramáticoResumo
Este artigo apresenta parte dos resultados de minha tese de doutorado sobre a criança como modelo na pedagogia teatral. Evidencia-se a noção de instinto dramático da criança, conceito-chave no projeto pedagógico de Jacques Copeau, e a presença de noções correlatas a esta nos trabalhos de importantes psicólogos da virada do século XIX para o século XX, como a noção de instinto teatral postulada por Nicolas Evreinov e as pesquisas com crianças efetuadas por Jacques Copeau e Suzanne Bing. O objetivo é destacar o papel fundamental do conceito proposto pela emblemática École du Vieux Colombier na formação do ator.
Downloads
Referências
CARNICKE, S. M. L’instinct théâtral : Evreinov et la théâtralité. Revue des Études Slaves, Roubaix, v. 53, n. 1, p. 97-108, 1981.
CLAPARÈDE, É. Psychologie de l’enfant et pédagogie expérimentale. 10. ed. Neuchatel: Delachaux et Niestlé, 1951. v. 1.
COPEAU, J. Registres I : appels. Paris: Gallimard, 1974.
COPEAU, J. Registres V : les registres du vieux colombier III – 1919-1924. Paris: Gallimard, 1993.
COPEAU, J. Registres VI : l’école du vieux-colombier. Paris: Gallimard, 1999.
EVREINOV, N. Le théâtre dans la vie. Paris: Librarie Stock: Delamain et Boutelleau, 1930.
FERREIRA, T.; HARTMANN, L.; MACHADO, M. M. Entre escola e universidade: dinossauros e caderninhos por uma dramaturgia encarnada. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 45-70, 2017.
FONDS JACQUES COPEAU. [S. l.: s. n.], [1913-1946]. 7 boîtes non cataloguées concernant l’École du Vieux Colombier. Bibliothèque nationale de France, Direction des collections, Département des arts du spectacle.
GROOS, K. The play of man. New York: Appleton, 1912.
JAMES, W. The principles of psychology. Bristol: Thoemmes Maruzen, 1998. v. 2.
KLEIN, J. Routing the roots and growth of the dramatic instinct. Lawrence: University of Kansas, 2012.
NIETZSCHE, F. Origine de la tragédie : ou hellénisme et pessimisme. Paris: Société du Mercure de France, 1901.
PÉREZ, B. L’art et la poésie chez l’enfant : la psychologie de l’enfant. Paris: Félix Alcan, 1888.
PÉREZ, B. Les trois premières années de l’enfant : la psychologie de l’enfant. 5. ed. Paris: Félix Alcan, 1892.
SCALARI, R. C. L’enfant comme modèle dans la pédagogie théâtrale : dans les approches de Jacques Copeau, Jacques Lecoq et Philippe Gaulier. 2021. Thèse (Doctorat en Arts) – Université Sorbonne Nouvelle – Paris III, Paris, 2021a.
SCALARI, R. C. Copeau e os laboratórios da infância: as brincadeiras de seus filhos, ou, melhor dizendo, le tout rond. Urdimento, Florianópolis, v. 2, n. 44, p. 1-22, 2022. DOI: 10.5965/1414573102442022e0210.
SCALARI, R. C. Quando o teatro encontra a infância: contribuições da Children’s School à pedagogia do ator na École du Vieux-Colombier. Pós: revista do Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG, Belo Horizonte, v. 11, n. 23, p. 159-174, 2021b. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.32946.
SICARD, C. et al. Jacques Copeau : après-midi d’étude du 26 novembre 1999. Paris: [s. n.], 2000. 1 áudio, partie 1, 32’35’’.
TRACY, F. The psychology of childhood. London: Routledge: Thoemmes Press, 1995.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Rodrigo Scalari
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os leitores são livres para compartilhar, copiar e redistribuir os textos publicados na Sala Preta, sem fins comerciais e em qualquer suporte ou formato, desde que sejam dados os créditos apropriados ao(s) autor(es) e à Revista. Podem também adaptar, remixar, transformar e criar a partir deste material, desde que distribuam o material derivado sob a mesma licença do original – e mantenham a menção explícita ao(s) autores e à Revista Sala Preta.
Ao submeter um artigo à Sala Preta e tê-lo aprovado para publicação os autores concordam com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.