A morte de Quixote e o Teatro do Futuro: uma visão pedagógica da obra de Mikhail Tchekhov
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v21i2p66-90Palavras-chave:
Mikhail Tchekhov, Teatro russo, Teatro do Futuro, Pedagogia da atuação, ImagemResumo
O artigo toma como ponto de partida o relato autobiográfico de Mikhail Tchekhov (1891-1955) em que narra a morte simbólica de seu alter ego, Dom Quixote, em Paris, após o fracasso da montagem do espetáculo Le Château s’éveille em 1931. Tentativa frustrada de concretização cênica de seu “Teatro do Futuro”, o momento é analisado como marco de renovação do caráter pedagógico da obra tchekhoviana. Ao longo do texto, destaca-se a importância dada à imagem como fenômeno que articula elementos artísticos, orgânicos e inanimados na pedagogia de atuação tchekhoviana e que reflete a presença constante da problemática da morte na trajetória pessoal desse artista lendário. O texto referencia publicações em idiomas diversos e documentos originais reunidos no Dartington Trust and The Elmgrant Trust Archive (Devon, Inglaterra).
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