Exu contra o messianismo: crítica de Esperando Godot no fim do mundo, encenada pelo Teatro Oficina
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v22i2p190-206Palavras-chave:
Teatro Oficina, Samuel Beckett, Messianismo, Antropofagia, ExuResumo
Este ensaio intenta fazer uma leitura crítica da peça Esperando Godot no fim do mundo, encenada pelo Teatro Oficina Uzyna Uzona em 2022. O argumento explorado ao longo do texto é que, com escolhas cênicas e textuais específicas, a companhia reorientou a peça de Samuel Beckett em um sentido afro-antropofágico, distinguindo significativamente essa montagem do sentido original do texto.
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Ficha Técnica
Direção: José Celso Martinez Corrêa
Assistência de direção: Beto Eiras
Dramaturgia: Samuel Beckett
Tradução: Catherine Hirsch; Verônica Tamaoki; Zé Celso
Conselheira poeta: Catherine Hirsch
Elenco: Estragão – Marcelo Drummond; Vladimir – Alexandre Borges; Pozzo – Ricardo Bittencourt; Felizardo – Roderick Himeros; O Mensageiro – Tony Reis
Direção de cena: Otto
Contrarregragem: Debora Balarini; Lucas Tavlos
Direção de arte e arquitetura cênica: Marília Gallmeister; Marcelo X
Trilha sonora e direção musical: Felipe Botelho
Assistência de direção musical: Amanda Ferraresi
Participaram das gravações: Amanda Ferraresi (cello e voz); Beatriz Id (voz); Cosme Lucian (berimbau); Ito Alves (percussão); Felipe Botelho (baixo, voz e programações)
Operação de som: Camila Fonseca; Clevison Ferreira
Direção de imagem: Ciça Lucchesi
Direção de fotografia e câmera ao vivo: Igor Marotti
Câmera ao vivo: Diego Arvate
Operação de vídeo: Renato Pascoal
Desenho de luz: Luana Della Crist
Assistente de luz: Cintia Monteiro; Pedro Felizes
Programador de luz: André Pierre
Operação de luz: Luana Della Crist; Cintia Monteiro; Pedro Felizes
Operação de foco móvel: Pitty Ferreira; Lua Mello Franco
Montagem de luz: Rogério Higino; Fabio Gobbi; Ricardo de Oliveira; Lua Mello Franco; coro de luz do Oficina
Universitário de luz: Vinícius Tardite
Figurino, maquiagem e visagismo: Sonia Ushiyama
Assistência de figurino e maquiagem: Kael Studart
Camareira: Cida Mello
Fono e preparação vocal: Beth Amin
Trabalho de corpo: Rodrigo Andreolli
Produção e administração: Anderson Puchetti
Produção: Ana Sette; Tati Rommel; Victor Rosa
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