Exu contra o messianismo: crítica de Esperando Godot no fim do mundo, encenada pelo Teatro Oficina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v22i2p190-206

Palavras-chave:

Teatro Oficina, Samuel Beckett, Messianismo, Antropofagia, Exu

Resumo

Este ensaio intenta fazer uma leitura crítica da peça Esperando Godot no fim do mundo, encenada pelo Teatro Oficina Uzyna Uzona em 2022. O argumento explorado ao longo do texto é que, com escolhas cênicas e textuais específicas, a companhia reorientou a peça de Samuel Beckett em um sentido afro-antropofágico, distinguindo significativamente essa montagem do sentido original do texto.

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Biografia do Autor

  • Rafael Marino, Universidade de São Paulo

    Doutorando e mestre (2019) em ciência política pela Universidade de São Paulo. Graduou‑se em ciências sociais (2016) pela mesma instituição e, atualmente, é técnico de programação cultural no Sesc‑SP (Belenzinho).

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Ficha Técnica

Direção: José Celso Martinez Corrêa

Assistência de direção: Beto Eiras

Dramaturgia: Samuel Beckett

Tradução: Catherine Hirsch; Verônica Tamaoki; Zé Celso

Conselheira poeta: Catherine Hirsch

Elenco: Estragão – Marcelo Drummond; Vladimir – Alexandre Borges; Pozzo – Ricardo Bittencourt; Felizardo – Roderick Himeros; O Mensageiro – Tony Reis

Direção de cena: Otto

Contrarregragem: Debora Balarini; Lucas Tavlos

Direção de arte e arquitetura cênica: Marília Gallmeister; Marcelo X

Trilha sonora e direção musical: Felipe Botelho

Assistência de direção musical: Amanda Ferraresi

Participaram das gravações: Amanda Ferraresi (cello e voz); Beatriz Id (voz); Cosme Lucian (berimbau); Ito Alves (percussão); Felipe Botelho (baixo, voz e programações)

Operação de som: Camila Fonseca; Clevison Ferreira

Direção de imagem: Ciça Lucchesi

Direção de fotografia e câmera ao vivo: Igor Marotti

Câmera ao vivo: Diego Arvate

Operação de vídeo: Renato Pascoal

Desenho de luz: Luana Della Crist

Assistente de luz: Cintia Monteiro; Pedro Felizes

Programador de luz: André Pierre

Operação de luz: Luana Della Crist; Cintia Monteiro; Pedro Felizes

Operação de foco móvel: Pitty Ferreira; Lua Mello Franco

Montagem de luz: Rogério Higino; Fabio Gobbi; Ricardo de Oliveira; Lua Mello Franco; coro de luz do Oficina

Universitário de luz: Vinícius Tardite

Figurino, maquiagem e visagismo: Sonia Ushiyama

Assistência de figurino e maquiagem: Kael Studart

Camareira: Cida Mello

Fono e preparação vocal: Beth Amin

Trabalho de corpo: Rodrigo Andreolli

Produção e administração: Anderson Puchetti

Produção: Ana Sette; Tati Rommel; Victor Rosa

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Publicado

2023-09-21

Edição

Seção

CRÍTICAS

Como Citar

Marino, R. (2023). Exu contra o messianismo: crítica de Esperando Godot no fim do mundo, encenada pelo Teatro Oficina. Sala Preta, 22(2), 190-206. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v22i2p190-206