Docentes com licenciatura em teatro na Educação Básica: dados quantitativos de 2022 das escolas públicas no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v22i2p6-29

Palavras-chave:

Ensino de teatro, Licenciatura, Censo escolar, Pedagogia das Artes Cênicas, Arte na escola

Resumo

Este artigo compartilha parte dos dados do Censo Escolar da Educação Básica de 2022 sobre a quantidade de docentes que atuam nas escolas públicas do Brasil, em diferentes regimes de contratação, com licenciatura em Artes, Artes Visuais, Música, Dança e Teatro – com o recorte analítico na formação em Teatro. Na análise dos dados, compara-se o número total de todas as áreas de conhecimento no Brasil com a área de Teatro, o que demonstra que a quantidade de docentes de Teatro se mostra ínfima. Esse baixo número pode levar a um eventual desaparecimento dos docentes de Teatro diante das políticas neoliberais de educação. Além disso, atesta-se a discrepância na efetivação de docentes de Teatro em comparação às Artes Visuais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Tiago de Brito Cruvinel, Instituto Federal de Minas Gerais

    Professor do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), do Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (EBA-UFMG) e do Programa de Mestrado Profissional em Artes (ProfArtes-UFMG). Atualmente, realiza pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e na École Supérieure de Théâtre – Université du Québec à Montréal (UQAM).

  • Túlio Fernandes Silveira, Universidade do Estado de Santa Catarina

    Professor de teatro, produtor cultural, ator e pesquisador da área de Pedagogia das Artes Cênicas com ênfase no ensino de Teatro na Escola. Atualmente é mestrando em Artes Cênicas do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília, DF: Secretaria de Educação Básica, 2018.

BRASIL. Decreto nº 6.425, de 4 de abril de 2008. Dispõe sobre o censo anual da educação. Diário Oficial da União: Brasília, DF, seção 1, p. 3, 7 abr. 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 13.278, de 2 de maio de 2016. Altera o § 6º do art. 26 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que fixa as diretrizes e bases da educação nacional, referente ao ensino da arte. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2016.

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2017.

BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Ministério da Educação, 1996.

CRUVINEL, T.; SILVEIRA, T. F. Um ensino ilustrativo de teatro: raça, gênero, sexualidade e classe social em livros didáticos. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, 2023. No prelo.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo da Educação Básica 2022. Brasília, DF: Inep, 2022.

MENDONÇA, C. S. Teatro na Escola Pública: um DIREITO. Cadernos do GIPE-CIT, Salvador, ano 19, n. 35, p. 8-24, nov. 2015. Disponível em: http://www.ppgac.tea.ufba.br/wp-content/uploads/2016/03/GIPE-CIT-N35-2015.pdf#page=9. Acesso em: 16 mar. 2023.

REDE ESCOLA PÚBLICA E UNIVERSIDADE. Novo Ensino Médio e indução de desigualdades escolares na rede estadual de São Paulo [Nota Técnica]. São Paulo: REPU, 2 jun. 2022. Disponível em: www.repu.com.br/notas-tecnicas. Acesso em: 26 maio 2023.

Downloads

Publicado

2023-09-21

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Cruvinel, T. de B., & Silveira, T. F. (2023). Docentes com licenciatura em teatro na Educação Básica: dados quantitativos de 2022 das escolas públicas no Brasil. Sala Preta, 22(2), 6-29. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v22i2p6-29