Teatro da PombaGira: origens e dinâmicas de criação: Douglas Ricci entrevista Marcelo D’Avilla

Autores

  • Douglas Ricci Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
  • Marcelo D’Avilla Sem registro de afiliação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v22i3p227-264

Palavras-chave:

Teatro da PombaGira, Marcelo Denny, Processos criativos

Resumo

Nesta entrevista conduzida por Douglas Ricci, Marcelo D’Avilla, diretor do coletivo Teatro da PombaGira, discute as raízes do grupo, assim como as peças teatrais e obras de vídeo artes criadas pelo grupo em colaboração com Marcelo Denny. A conversa oferece reflexões sobre os intricados processos de criação que permeiam as produções desse coletivo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Douglas Ricci, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), sob orientação do prof. dr. Marcos Aurélio Bulhões Martins, onde estuda os aspectos de criação do espetáculo Anatomia do fauno, do coletivo Teatro da PombaGira.

  • Marcelo D’Avilla, Sem registro de afiliação

    Artista da cena, encenador, performer e produtor. Seus provocativos trabalhos como erformer, como Gender Freeeak e The Lap Dance is Present, estabelecem diálogo entre identidade, gênero e pornografia. Encenador e produtor do Teatro da PombaGira, coletivo de artistas onde partilhou a direção com Marcelo Denny, além de atuar como performer nos trabalhos desenvolvidos pelo coletivo.

Referências

BULHÕES, M. et al. Arquiteturas do corpo e intervenção urbana: notas sobre a contribuição de Marcelo Denny. Revista Aspas, São Paulo, v. 10, n. 2, p. 189-200, 2020. DOI: 10.11606/issn.2238-3999.v10i2p189-200.

DENNY, M.. Sutileza do micro: uma percepção no trabalho da direção de arte no espetáculo Pulsão. Sala Preta, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 184-90, 2014. DOI: 10.11606/issn.2238-3867.v14i1p184-190.

DENNY, M.. Arquiteturas do corpo: novas percepções, processos compartilhados e potências na performance contemporânea. Rio de Janeiro: Unirio, 2019. Relatório de pesquisa de pós-doutorado.

DENNY, M.. Performatividade na cidade: interstícios entre a individualidade e a coletividade in: Ateliê Compartilhado/Cia Artehúmus de Teatro. N. 3 de 4. São Paulo, março de 2016.

FREITAS, E. B. F.; DENNY, M. Provocações possíveis para perguntas infindáveis: corpo, arte e pandemia. Rebento, São Paulo, n. 12, p. 269-279, 2020.

MARTINS, M. A. B. Coralidades orgiásticas no teatro. In: LEAL, D.; DENNY, M. (org.). Gênero expandido: performances e contrassexualidades. São Paulo: Annablume, 2018.

NAVARRO, R. M. [CE]NA ESCUTA[DA]: poéticas e aspectos políticos do uso de fones de ouvido na cena contemporânea. 2021. Dissertação (Mestrado em Teoria e Prática do Teatro) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021. DOI: 10.11606/D.27.2021.tde-30082021-215531.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

ENTREVISTAS

Como Citar

Ricci, D., & D’Avilla, M. (2023). Teatro da PombaGira: origens e dinâmicas de criação: Douglas Ricci entrevista Marcelo D’Avilla. Sala Preta, 22(3), 227-264. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v22i3p227-264