Mediação teatral e a formação da pessoa licenciada em teatro: discussões sobre o caráter ético e sensível do espaço entre cena e público

Autores

  • Sidmar Silveira Gomes Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v23i2p23-44

Palavras-chave:

Mediação teatral, Formação de espectadores/as, Pedagogia do teatro, Licenciatura em teatro

Resumo

Este texto discute o tema da mediação teatral no contexto de formação da pessoa licenciada em teatro. Inicialmente, traça-se uma revisão bibliográfica, contextualizando as noções de mediação teatral a partir de trabalhos de Desgranges, Pupo, Diéguez, entre outros. Adiante, tendo em vista aprofundar o tema em discussão, propõe-se uma aproximação a alguns aspectos do pensamento de Michel Foucault. Articulado às reflexões anteriores, relata-se um processo artístico-pedagógico dado no âmbito da formação de pessoas licenciadas em teatro, por meio da proposição de processos de mediação teatral. Por fim, apresenta-se que a importância da abordagem do tema da mediação teatral no percurso formativo da pessoa licenciada em teatro se deve a fatores que dizem respeito ao campo de sua atuação profissional e a aspectos éticos e sensíveis atrelados a essa função.

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Biografia do Autor

  • Sidmar Silveira Gomes, Universidade Estadual de Maringá

    Licenciatura Plena em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo. Mestre em Pedagogia do Teatro pela Universidade de São Paulo. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Professor Adjunto do Departamento de Música e Artes Cênicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

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Publicado

2024-08-30

Edição

Seção

DOSSIÊ MEDIAÇÃO – ENTRE PÚBLICO, AÇÃO E CENA

Como Citar

Gomes, S. S. (2024). Mediação teatral e a formação da pessoa licenciada em teatro: discussões sobre o caráter ético e sensível do espaço entre cena e público. Sala Preta, 23(2), 23-44. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v23i2p23-44