Mediação teatral e a formação da pessoa licenciada em teatro: discussões sobre o caráter ético e sensível do espaço entre cena e público
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v23i2p23-44Palavras-chave:
Mediação teatral, Formação de espectadores/as, Pedagogia do teatro, Licenciatura em teatroResumo
Este texto discute o tema da mediação teatral no contexto de formação da pessoa licenciada em teatro. Inicialmente, traça-se uma revisão bibliográfica, contextualizando as noções de mediação teatral a partir de trabalhos de Desgranges, Pupo, Diéguez, entre outros. Adiante, tendo em vista aprofundar o tema em discussão, propõe-se uma aproximação a alguns aspectos do pensamento de Michel Foucault. Articulado às reflexões anteriores, relata-se um processo artístico-pedagógico dado no âmbito da formação de pessoas licenciadas em teatro, por meio da proposição de processos de mediação teatral. Por fim, apresenta-se que a importância da abordagem do tema da mediação teatral no percurso formativo da pessoa licenciada em teatro se deve a fatores que dizem respeito ao campo de sua atuação profissional e a aspectos éticos e sensíveis atrelados a essa função.
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