Teatro de canto de rua: Cecílio Sá e o teatro amador popular e religioso em São Luís na primeira metade do século XX
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v24i2p217-242Palavras-chave:
Teatro amador, Cultura popular, Cecílio Sá, Maranhão, Teatro religiosoResumo
O artigo investiga a trajetória de Cecílio Sá e sua contribuição para o teatro amador popular e religioso em São Luís do Maranhão na primeira metade do século XX. Com base em procedimentos da pesquisa documental, revisão bibliográfica e estudo de caso, examina-se a influência das manifestações culturais locais em suas montagens, ao evidenciar a interação entre religiosidade, cultura popular e prática teatral, fundamentando-se, sobretudo, em fontes como Sá, Leite, Borralho e os jornais O Imparcial, Diário de São Luiz, O Pacotilha e O Combate. A análise destaca a relevância de sua produção para a história do teatro ludovicense, ressaltando seu papel na formação de um repertório dramatúrgico ligado à identidade regional e na ampliação do acesso às artes cênicas.
Downloads
Referências
BARROS, A. A. O Pantheon Encantado: sujeitos, culturas e questão racial no processo de formação de identidade maranhense. In: BARROS, A. E. A.; BARROSO JUNIOR, R. S.; BARBOSA, V. O.; NERIS, C. S. C.; SALES, T. S.; NERIS, W. S. (org.). Histórias do Maranhão em tempos de República. São Luís; Jundiaí: Edufma; Paco Editorial, 2015. p. 37-80.
BORRALHO, T. Depoimentos. In: SÁ, L. de. (org.). No palco a paixão: Cecílio Sá - 50 anos de teatro. São Luís: Revista Legenda Editora, 1988. p. 42-43.
BORRALHO, T. O Teatro do Boi do Maranhão: brincadeira, ritual, gestos e movimentos. 2012. Tese (Doutorado em Teoria e Prática do Teatro) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
BORRALHO, T. Entrevista com Tácito Borralho. [Entrevista cedida] a Gilberto Martins. São Luís do Maranhão, 10 mar. 2019.
FERRETTI, M. Tambor-de-Mina em São Luís: dos registros da Missão de Pesquisas Folclóricas aos nossos dias. Revista Pós Ciências Sociais, São Luís, v. 3, n. 6, jul./dez. 2006. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/811. Acesso em: 30 jun. 2025.
LEITE, A. Memória do teatro maranhense. São Luís: EdFunc, 2007.
MARANHÃO (Estado). Secretaria de Estado da Cultura. Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho. Memória de Velhos. Depoimentos: uma contribuição à memória oral da cultura popular maranhense. São Luís: LITHOGRAF, 1997. v. 3.
MARQUES, E. A paixão e o teatro de Cecílio Sá, Comissão Maranhense de Folclore (Boletim-online), [S. l.], ago. 2001. Disponível em: http://www.cmfolclore.ufma.br/Htmls/Boletim%2020.htm. Acesso em: 30 jun. 2025.
O COMBATE, São Luís, 22 mar.1929.
O COMBATE, São Luís, 25 mar. 1929.
O IMPARCIAL, São Luís, 11 mar. 1929.
O PACOTILHA, São Luís, 17 abr. 1930.
SÁ, L. de. No palco a paixão: Cecílio Sá - 50 anos de teatro. São Luís: Revista Legenda Editora, 1988.
SÁ, C. Memórias. In: MARANHÃO (Estado). Secretaria de Estado da Cultura. Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho. Memória de Velhos. Depoimentos: uma contribuição à memória oral da cultura popular maranhense. São Luís: LITHOGRAF, 1997. v. 3. p. 25-40.
SÁ, C. Memórias. In: LEITE, A. Memória do teatro maranhense. São Luís: EdFunc, 2007. p. 113-124.
TEIXEIRA, U. Depoimentos. In: SÁ, L. de. (org.). No palco a paixão: Cecílio Sá - 50 anos de teatro. São Luís: Revista Legenda Editora, 1988. p. 93-96.
VIEIRA, L. Eduardo Garrido e o teatro brasileiro no século XIX. Revista Cadernos Letra e Ato, Campinas, v. 8, n. 8, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Gilberto Martins

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Sala Preta e tê-lo aprovado para publicação os autores concordam com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Os autores mantém, sem restrições, os direitos autorais dos documentos publicados pelo periódico.
Os documentos distribuídos sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional podem ser compartilhados, copiados e redistribuídos em qualquer meio e formato desde que sem fins comerciais e que os devidos créditos sejam dados. Os documentos também podem ser adaptados, remixados e transformados desde que, neste caso, as contribuições feitas ao material original sejam distribuídas sob a mesma licença que o original.