Teatro brasileiro moderno: tradições interpretativas e vetores de difusão conceitual

Autores

  • Henrique Brener Vertchenko Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v24i2p72-96

Palavras-chave:

Teatro brasileiro moderno, Mise en scène, Dramaturgia moderna

Resumo

O artigo apresenta um balanço teórico das principais interpretações em torno da ideia de teatro moderno e identifica algumas problemáticas relacionadas à sua difusão. Para tanto, são analisadas as perspectivas que observam o fenômeno por meio do advento da encenação e por meio de inovações dramatúrgicas, para, em seguida, serem examinadas sua inserção no contexto brasileiro e seus vetores básicos de disseminação conceitual. Objetiva-se, assim, o entendimento dos processos históricos e intelectuais que viabilizaram sua construção e seus usos.

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Biografia do Autor

  • Henrique Brener Vertchenko, Universidade Federal de Minas Gerais

    Professor e pesquisador, doutor em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com estágio na Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines (França). É membro dos grupos de pesquisa “Estudos do Teatro Ex-Cêntrico – ETEx” (UFAC, USP), "Brasiliana: escritos e leituras da nação" (UFMG) e “História do Teatro Brasileiro - Formação e Crítica” (UniRio).

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Publicado

2025-08-11

Edição

Seção

DOSSIÊ: TEATRO BRASILEIRO COMO PROBLEMA HISTÓRICO, O BRASIL COMO PROBLEMA NO TEATRO

Como Citar

Vertchenko, H. B. (2025). Teatro brasileiro moderno: tradições interpretativas e vetores de difusão conceitual. Sala Preta, 24(2), 72-96. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v24i2p72-96