Os Ossos do Barão, de 1963: memórias do encontro entre Jorge Andrade e Maurice Vaneau

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v24i3p98-125

Palavras-chave:

Teatro brasileiro, Memória, Década de 1960

Resumo

Por meio de vestígios de texto e cena teatral, este artigo pretende propor um retorno ao início da década de 1960 e, assim, lançar um olhar para os criadores de uma das montagens teatrais de maior sucesso de bilheteria do período: Os Ossos do Barão, de 1963. Escrita por Jorge Andrade, a peça foi encenada por Maurice Vaneau no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC). O encontro resultou numa montagem que ficou alguns anos em cartaz, atraindo espectadores e crítica e, hoje, nos ajuda a entender a presença de diretores estrangeiros no Brasil e um modo de produzir teatro que consolidou a presença de diretores/encenadores nas décadas seguintes.

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Biografia do Autor

  • Luiz Humberto Martins Arantes, Universidade Federal de Uberlândia

    Professor Titular de Teoria e História do Teatro no Curso de Graduação em Teatro e na Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). É diretor e pesquisador teatral. Desde 2012 é pós-doutor pela Universidade Autônoma de Barcelona e, desde 2020, também pela Universidade de São Paulo (ECA/CAC), quando este texto teve sua primeira versão sob supervisão da pesquisadora Elizabeth Azevedo. É autor do livro Tempo e Memória no Texto e na Cena de Jorge Andrade, Edufu, 2008.

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Publicado

2025-11-10

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Arantes, L. H. M. (2025). Os Ossos do Barão, de 1963: memórias do encontro entre Jorge Andrade e Maurice Vaneau. Sala Preta, 24(3), 98-125. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v24i3p98-125