Volume 2
Edição nº 12
2012
Seção:
EDITORIAL

Editorial

Revista Sala Preta


Prezados leitores,

É com imensa satisfação que quebramos a garrafa de champanhe para lançar ao mar mais uma edição de nossa Sala Preta. Sintam-se à vontade para navegar pelos caminhos e descaminhos dos escritos apresentados neste número. Em que se pode encontrar um oferecimento, tão amplo quanto fértil, de temas e enfoques que tocam em questões pungentes das artes da cena, e sua relação com as nossas sociedades contemporâneas.

A SEÇÃO EM PAUTA enfoca aspectos das escrituras cênicas recentes, abordando especialmente as estratégias para se pensar os processos de criação, com base nos artigos: Claudia Jeschke indica, a partir de sua pesquisa na Alemanha, que palestras/performances podem ser tomadas como modelos para a pesquisa e a criação em arte; Sílvia Geraldi analisa procedimentos peculiares à linguagem da dança e destaca elementos das poéticas coreográficas contemporâneas; Verônica Fabrini dirige seu olhar à um processo de montagem da peça Macbeth, partindo das aproximações e das cisões entre teatralidade e performatividade; Flavio Sanctum reflete sobre a prática do Teatro-Fórum, valendo-se dos escritos teóricos de Theodor Adorno; Vanessa Macedo aponta como as políticas culturais trazem implicações estéticas e dramatúrgicas na configuração da dança paulistana; Julia Ziviani Vitiello coloca-se no escuro da coxia após o segundo sinal, para, deste lugar solitário e apreensivo, refletir sobre seu percurso criativo e a iminente relação com o público; Paulina Maria Caon trata de procedimentos criativos pensados e deflagrados como reação a uma obra de referência; Juliana Moraes toma o conceito deleuziano de repetição para pensar a dramaturgia em dança, como operação de narrativas inconscientes aparentemente descontínuas.

Na SEÇÃO SALA ABERTA, que, como sugere o próprio termo, oferece artigos com temas e enfoques múltiplos, temos: Luiz Marfuz reflete sobre impasses e estratégias para encenar as peças de Samuel Beckett; Eberto Garcia Abreu tece análise acerca da crítica teatral hoje, a partir de sua atuação como crítico e professor em Cuba; Leonel Martins Carneiro adota o conceito de atenção, com raízes na psicologia, para rever as propostas de Stanislávski acerca da preparação do ator; Eduardo Tessari Coutinho se vale dos princípios da mímica para pensar em procedimentos que visem a clareza e a precisão no trabalho do ator; Edelcio Mostaço propõe quatro conceitos centrais para uma introdução aos estudos da performance.

Na SEÇÃO ENTREVISTAS, apresentamos um encontro ocorrido em Paris, na sede do Théâtre du Soleil, em 29 de fevereiro de 2004, entre: Béatrice Picon-Vallin, diretora de pesquisas do CNRS – Centro Nacional de Pesquisa Científica (da França); Erhard Stiefel, escultor e criador de máscaras, que colabora regularmente com o Théâtre du Soleil desde 1967; e Ariane Mnouchkine, diretora e uma das fundadoras do Soleil. A utilização das máscaras no teatro é o eixo central das questões propostas por Picon-Vallin aos dois artistas.

Na SEÇÃO O QUE VOCÊ ESTÁ LENDO, Renato Ferracini discorre sobre suas leituras estabelecendo um espaço de tensão entre experiência artística e escritos filosóficos, ressaltando seu interesse por textos de autores como Foucault, Espinosa, Deleuze e Bauman.

O DOSSIÊ ESPETÁCULO apresenta a produção teatral Bom Retiro 958 metros, a mais recente criação do Teatro da Vertigem. Os artigos abordam o instigante espetáculo sob perspectivas tão diferentes quanto provocativas: Ismail Xavier ressalta a imersão poética proposta pelo espetáculo, em que, na crosta da cidade, o teatro, a geografia urbana e a economia se contaminam reciprocamente; Mauro Pergaminik Meiches discorre sobre como recorremos a um saber inconsciente, sem sintaxe evidente e organização narrativa previamente constituída para estabelecermos relação com as propostas cênicas; Johana Albuquerque destaca o novo terreno investigativo do Vertigem, tomando o espaço urbano como campo de intervenção artística; Marta Goes indica como em Bom Retiro 958 Metros questões urgentes e reflexões complexas são traduzidas, com grande habilidade, em imagens fortes e sintéticas; Luís Fabiano Oliveira e Silvia Balestreri analisam o espetáculo sob a perspectiva das práticas de deriva como dispositivo de criação, partindo das propostas situacionistas da vanguarda européia; Francisco Foot Hardman analisa Bom Retiro enfocando o espaço limítrofe entre a rua e a cena, questionando-se sobre onde começa um e termina o outro; Guilherme Conte destaca a estrutura dramatúrgica do espetáculo, que, semelhante a uma instalação artística, se abre em discursos múltiplos e sentidos infindáveis; Vera Pallamin salienta o fluxo contraposto neste trabalho artístico, em que espaços urbanos, tramas culturais, antropológicas e sociais operam simultaneamente, potencializando a ação teatral; Elizabeth Maria Néspoli pensa o espetáculo a partir da atividade receptiva, enfocando o território potente e provisório que se instaura quando o objeto artístico encontra seu público; Francis Whilker relata e analisa aspectos de Bom Retiro tendo em vista a sua experiência como integrante da equipe de direção do espetáculo; Joca Terron fala à Marcos Bulhões sobre sua experiência como dramaturgo em Bom Retiro; Guilherme Bonfanti aborda o desenho de luz do espetáculo, tecendo comparações com soluções e desafios enfrentados pelo grupo em outras produções cênicas; Miguel Caldas discorre sobre as invenções sonoras neste processo do Vertigem; Marcos Cartum aborda a experiência proposta pelo espetáculo pelo modo perceptivo do espectador, convidado a entrecruzar elementos arquitetônicos da cidade com a significação dos objetos levados à cena.

Como se pode notar, razões não faltam para se lançar pelos textos, fotos, vídeos e hyperlinks apresentados nesta edição.

Boa leitura!

Os editores.

Data de Recebimento:
28 de setembro de 2012
Data de Aceite:
28 de outubro de 2012
Data de Publicação:
30 de Novembro de 2012