O CORPO CUBANO E SUAS PERFORMANCES DO QUELÓIDE NA ILHA DO ESPETÁCULO
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v14i1p67-75Palavras-chave:
Memória, Performance política, Performance do quelóide.Resumo
O corpo cubano, politizado em seu desempenho, está atravessado pela memória. Uma espécie de encenação atual de eventos políticos que têm suas raízes no passado. Uma performance do "quelóide" que desvela as cicatrizes da cubanidade e nos permite pensar a constituição física de suas complexas relações sociais. Os estudos da performance possibilitam trazer-nos então à corporalidade de cenários sociais cubanos que entretecem uma multiplicidade de diferenças. Nos facilita perceber a mobilidade desse corpo em cenas de adequação, resistência ou subversão frente às lógicas dominantes de fora e de dentro de Cuba. É nosso potencial de obediência ou revolução.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para compartilhar, copiar e redistribuir os textos publicados na Sala Preta, sem fins comerciais e em qualquer suporte ou formato, desde que sejam dados os créditos apropriados ao(s) autor(es) e à Revista. Podem também adaptar, remixar, transformar e criar a partir deste material, desde que distribuam o material derivado sob a mesma licença do original – e mantenham a menção explícita ao(s) autores e à Revista Sala Preta.
Ao submeter um artigo à Sala Preta e tê-lo aprovado para publicação os autores concordam com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.