O diálogo "Fedro" de Platão como meta-dialético
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v14i2p72-84Palavras-chave:
Dialética, Retórica, Amor, PsykhagogiaResumo
O objetivo deste ensaio é mostrar que o Fedro de Platão exibe uma engenhosa estrutura dramática: Sócrates prescreve a dialética como a melhor “arte na condução das almas” e a um só tempo realiza a verdadeira conversão de Fedro à Filosofia. Porém, mais do que apenas uma narrativa dramática, o diálogo encena essa conversão fazendo seus agentes performarem e efetivarem no plano de suas ações os temas que estão sendo enunciados em seus discursos.Downloads
Referências
Cf G.J.De Vris, A Commentary on the Phaedrus of Plato, Amsterdam 1969, p.22.
Para um estudo criterioso sobre a presença e o erotismo homossexual na Antiguidade Clássica, ver K.J.Dover, A homossexualidade na Grécia Antiga, S.Paulo, 2007.
Cf Diogenes Laertius – Lives of eminent philosophers, vol I, Cambridge, 1972, p.311.
Este panorama da trama do diálogo em relação à retórica baseia-se na interpretação de Harvey Yunis, Plato – Phaedrus, Cambridge, 2011, p.3.
Cf. Marco Zingano, “Às voltas com a alma: megaloôn gar heneka periiteon (274a3)”, no prelo.
Cf Charles H.Kahn, Plato and the socratic dialogue – the philosophical use of a literary form, Cambridge, 1996
Cf Kahn, op.cit., p.xv.
Cf Kahn, idem, p.376.
Cf Martin Puchner, The drama of Ideas – Platonic provocations in theater and philosophy, Oxford, 2010.
Cf. Puchner, op.cit., p.29.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à Sala Preta e tê-lo aprovado para publicação os autores concordam com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Os autores mantém, sem restrições, os direitos autorais dos documentos publicados pelo periódico.
Os documentos distribuídos sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional podem ser compartilhados, copiados e redistribuídos em qualquer meio e formato desde que sem fins comerciais e que os devidos créditos sejam dados. Os documentos também podem ser adaptados, remixados e transformados desde que, neste caso, as contribuições feitas ao material original sejam distribuídas sob a mesma licença que o original.