Da tela ao palco: pintura, teatro e revolução no Brutus de Jacques-Louis David

Autores

  • Flavia Giovana Dessoldi Centro Universitário Belas Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v15i1p265-275

Palavras-chave:

Teatro, Revolução, Brutus, David, Talma

Resumo

O artigo discute a contribuição da Revolução Francesa para o campo das artes, mais especificamente para o campo das artes cênicas: a importância do teatro nesse período e o legado deixado após a influência da revolução na ligação entre as linguagens artísticas, analisada a partir da relação entre o quadro Brutus, de Jacques-Louis David, a montagem da peça de mesmo nome em 1790 escrita por Voltaire, a nova concepção teatral que será desenvolvida e a trajetória de Talma, um ator da Comédie Française que será consagrado a partir de sua posição política assumida durante a Revolução. Também analisa o teatro como ferramenta de protesto e de mobilização das massas. 

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Biografia do Autor

  • Flavia Giovana Dessoldi, Centro Universitário Belas Artes

    Especialização em História da Arte pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e licenciatura plena em Educação Artística com Habilitação em Artes Cênicas pelas Faculdades Integradas Coração de Jesus

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Publicado

2015-07-02

Edição

Seção

SALA ABERTA

Como Citar

Dessoldi, F. G. (2015). Da tela ao palco: pintura, teatro e revolução no Brutus de Jacques-Louis David. Sala Preta, 15(1), 265-275. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v15i1p265-275