Teatro do Oprimido: síntese histórica do Arena ou narrativa de resistência do encontro de Augusto Boal com a pedagogia do teatro?

Autores

  • Dodi Leal Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v15i1p191-202

Palavras-chave:

Teatro do Oprimido, Pedagogia do teatro, Augusto Boal, Michel Foucault

Resumo

Este artigo pretende analisar os principais fatores históricos que levaram Augusto Boal a novas propostas de recepção e encenação com o Teatro do Oprimido. Sob a ótica da crítica foucaultiana, o Teatro do Oprimido é discutido como um projeto contemporâneo que dá continuidade e, ao mesmo tempo, resiste à moderna pedagogia teatral de Stanislavski (dirigida à noção de sujeito e cuidado de si) forjando uma pedagogia teatral da biopolítica que incorpora em seu escopo dramatúrgico e improvisacional tecnologias avançadas de julgamento e decisão de problemas (opressões) populacionais. 

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Biografia do Autor

  • Dodi Leal, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo

    Doutorando do PPGPS/IP-USP

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Publicado

2015-07-02

Edição

Seção

EM PAUTA

Como Citar

Leal, D. (2015). Teatro do Oprimido: síntese histórica do Arena ou narrativa de resistência do encontro de Augusto Boal com a pedagogia do teatro?. Sala Preta, 15(1), 191-202. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v15i1p191-202