A Magia dos Negros. Revisão histórica e problematização concetual de ‘religião’ no caso Yorùbá
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1983-6023.sank.2013.88904Palavras-chave:
Religião, Magia, Yorùbás, Metodologia, Conceitualização, CategoriasResumo
O presente artigo visa observar o conceito de ‘religião’ e suas implicações conceituais para a observação das religiões africanas, partindo do caso dos yorùbás da África Ocidental. Pretende-se provar que o longo discurso histórico em torno de um modelo conceitual de religião é resultado de um ‘eurocentrismo metodológico’, fato que influi na aplicação das categorias ocidentais ao pensamento africano. Tal contorno metodológico expressa-se, nomeadamente, na concepção dicotômica entre ‘religião’ e ‘magia’. Pretende-se, então, traçar um roteiro diferente para a concetualização da experiência religiosa africana partindo do modelo yorùbá, onde o termo para designar ‘religião’, ẹ sin, remete para “dever” ou “obrigação”. Por fim, procurar-se-á pensar o que significa, então, teologia num contexto africano, conferindo um enquadramento teórico alternativo à observação das religiões africanasDownloads
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Publicado
2013-08-06
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Dias, J. F. (2013). A Magia dos Negros. Revisão histórica e problematização concetual de ‘religião’ no caso Yorùbá. Sankofa (São Paulo), 6(11), 34-50. https://doi.org/10.11606/issn.1983-6023.sank.2013.88904