Big Data e mídias sociais: monitoramento das redes como ferramenta de gestão

Autores

  • Gisiela Hasse Klein Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Pedro Guidi Neto Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Rafael Tezza Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0104-12902017164943

Palavras-chave:

Mídias Sociais, Big Data, Dengue, Zika, Chikungunya, Aedes aegypti

Resumo

A pesquisa avalia se o monitoramento de mídias sociais pode ser uma ferramenta de previsão de padrões epidemiológicos. Para tanto, foram monitoradas as mídias sociais Facebook, Twitter, Instagram, Flickr, Youtube e blogs no Estado de Santa Catarina entre 24 de janeiro de 2016 e 27 de fevereiro de 2016. Os rumores sobre dengue, chikungunya, zika, Aedes aegypti e microcefalia foram relacionados ao número de casos suspeitos, confirmados ou descartados pela Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina no mesmo período. Os resultados obtidos mostram que há forte correlação entre as variáveis e que o monitoramento pode ser usado como um modelo preditivo por profissionais da saúde e gestores públicos.

Downloads

Downloads

Publicado

2017-03-01

Edição

Seção

Artigos de pesquisa original

Como Citar

Klein, G. H., Guidi Neto, P., & Tezza, R. (2017). Big Data e mídias sociais: monitoramento das redes como ferramenta de gestão. Saúde E Sociedade, 26(1), 208-217. https://doi.org/10.1590/s0104-12902017164943