Danos socioambientais do modelo minerador brasileiro: um estudo qualitativo sobre a atuação de um movimento social na perspectiva da promoção da saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-12902025240536pt

Palavras-chave:

Promoção da Saúde, Mineração, Determinantes Socais da Saúde, Determinação Social da Saúde e Participação da Comunidade

Resumo

As populações que vivem e trabalham em regiões mineradas são profundamente afetadas por danos socioambientais advindos do modelo mineral brasileiro. Buscou-se compreender a atuação do Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM) em relação a tais danos, na perspectiva da Promoção da Saúde. Utilizou-se de pesquisa documental e entrevistas com informantes-chave. A atuação do MAM assenta-se na participação popular e estrutura-se na Organização, Formação e Luta, objetivando a Soberania Popular na Mineração, que tem como mais forte expressão a luta por Territórios Livres de Mineração. Essa atuação pode ser compreendida na perspectiva dos Determinantes e da Determinação Social da Saúde.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jandira Maciel da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

    Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Medicina, Departamento de Medicina Preventiva e Social, Belo Horizonte, MG, Brasil.

  • Monaliza Antunes Ferraz Morais, Universidade Federal de Minas Gerais

    Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Medicina, Departamento de Medicina Preventiva e Social, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Referências

Publicado

2025-11-11

Edição

Seção

Artigos de pesquisa original

Como Citar

da Silva, J. M. ., & Morais, M. A. F. . (2025). Danos socioambientais do modelo minerador brasileiro: um estudo qualitativo sobre a atuação de um movimento social na perspectiva da promoção da saúde. Saúde E Sociedade, 34(3), e240536pt. https://doi.org/10.1590/S0104-12902025240536pt