Evita, mas não elimina: estigma e o uso das profilaxias pré-exposição e pós-exposição sexual no contexto do trabalho sexual entre mulheres cisgênero de São Paulo

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.1590/S0104-12902025250035pt

Mots-clés :

Trabalho sexual, Estigma, HIV, Profilaxia pré-exposição, Profilaxia pós-exposição

Résumé

Nas últimas quatro décadas, pesquisas têm comprovado, junto com o ativismo, que a redução dos estigmas deve ser um eixo central das políticas de prevenção. Porém, esses elementos persistem como barreiras e motivadores para a aceitabilidade e uso das tecnologias biomédicas entre as trabalhadoras sexuais cisgênero. Este artigo explora tal paradoxo ao problematizar a efetividade das profilaxias pré e pós-exposição em um contexto marcado por estigmas sobre a prostituição e o HIV/aids. Nossas análises baseiam se em entrevistas em profundidade com trabalhadoras sexuais cisgênero usuárias das profilaxias, produzidas em 2015 e 2018/2019. Recorremos à análise temática de quatro categorias relacionadas à discussão proposta segundo o Modelo de Estigma e Discriminação em Saúde: negociações da prevenção, representações sobre o HIV/aids, motivações para uso e percepções sobre a PEP e/ou PrEP. Os resultados demonstram que a busca por maior autonomia para o autocuidado direciona o interesse por essas tecnologias. Essa motivação, porém, visa contornar os estigmas e desigualdades de poder que permeiam as práticas de prevenção. Localizando a discussão no contexto dos programas de IST/aids no Brasil na última década, sugerimos a retomada de políticas que considerem fatores estruturais, especialmente o estigma, como as “primeiras barreiras” de prevenção no contexto da prostituição.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographies des auteurs

  • Isa da Silva Sorrentino, Universidade de São Paulo

    Departamento de Medicina Preventiva, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

  • Laura Rebecca Murray, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Anexo do CFCH, 3º Andar, Av. Pasteur 250 Urca, Rio de Janeiro, RJ, CEP: 22290-140, Brasil.

  • Marcia Thereza Couto, Universidade de São Paulo

    Departamento de Medicina Preventiva, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Références

Téléchargements

Publiée

2025-11-11

Numéro

Rubrique

Dossier Biomedical HIV prevention and sexuality: mediations and co-productions of bodies, pleasures, and technologies

Comment citer

Sorrentino, I. da S. ., Murray, L. R. ., & Couto, M. T. . (2025). Evita, mas não elimina: estigma e o uso das profilaxias pré-exposição e pós-exposição sexual no contexto do trabalho sexual entre mulheres cisgênero de São Paulo. Saúde E Sociedade, 34(3), e250035pt. https://doi.org/10.1590/S0104-12902025250035pt